DIRETRIZES BA SICAS PARA CONSTRUC A O DE RESENHAS

995 palavras 4 páginas
DIRETRIZES BÁSICAS PARA CONSTRUÇÃO DE RESENHAS

O resumo deve se limitar ao conteúdo do trabalho, sem qualquer julgamento de valor. Já a resenha vai além; resume a obra e faz uma avaliação sobre ela, apresentando suas linhas básicas. Deve avaliá-la mostrando seus pontos fortes e fracos.
A resenha pode ser de um ou mais capítulos, duma coleção ou mesmo de um filme. Apresenta falhas, lacunas e virtudes, explora o contexto histórico em que a obra fora elaborada e faz comparações com outros autores.
Conhecida como resumo crítico, a resenha deve ser elaborada por alguém com conhecimentos na área, pois sua elaboração exige opinião formada. Além de resumir, o resenhista avalia a obra, sustentando suas considerações, que devem ser embasadas seja com evidências extraídas da própria obra ou de outras de que se valeu para elaborar a resenha.
"Se o resumo do conteúdo da obra não está bem feito, o leitor que não a conhece encontrará dificuldades em acompanhar a análise crítica. Se, por outro lado, o resenhista se limita a relatar o conteúdo, sem julgá-lo criticamente, ele estará escrevendo um resumo e não uma resenha crítica. Finalmente, se ele não sustenta ou ilustra seus julgamentos com dados extraídos da obra resenhada, ele não dá ao leitor a oportunidade de formar seus próprios julgamentos".
A avaliação crítica é o ponto alto da resenha, onde o resenhista mostra seu conhecimento, dialoga com o autor e/ou com o leitor.
Finalmente, deve-se lembrar que o resenhista deve preocupar-se com a obra em sua totalidade, sem perder-se em detalhes e em passagens isoladas que podem distorcer idéias. Deve-se certamente apresentar e comentar pontos específicos, fortes ou fracos do trabalho, mas estes devem ser relevantes. Fonte:portrasdasletras.folhadaregiao.com.br Prof. Dr. Pedro Cezar Dutra Fonseca (com adaptações)

ROTEIRO PARA A PRODUÇÃO DE RESENHAS CRÍTICAS

A LEITURA DA OBRA

Faça um resumo da obra. Verifique a metodologia e as doutrinas expostas. Situe o contexto

Relacionados

  • O relatório
    44554 palavras | 179 páginas