Diretriz nº 1 - Valores e Transparência

Páginas: 6 (1284 palavras) Publicado: 1 de abril de 2014
Diretriz nº 1
VALORES E TRANSPARÊNCIA
CASO EQUIFAX
Gestão da Equifax baseia-se em programa de ética e conduta

Descrição: Vivenciar na prática o que determina o código de ética é um desafio nas empresas. Para envolver os stakeholders em torno do objetivo de maximizar o valor do investimento dos acionistas, conduzindo os negócios de forma socialmente responsável, com fidelidade a seusvalores essenciais e em conformidade com a lei, a Equifax conta com seu Programa de Ética e Conduta nos Negócios, intitulado "Liderando com Integridade" e administrado por uma equipe composta por pessoas das diversas áreas da organização.
"Empresas multinacionais têm forte preocupação em estabelecer padrões de conduta", explica o diretor de Recursos Humanos e coordenador do Programa de Ética eConduta nos Negócios da Equifax, Alan Esquivel. Segundo ele, o manual adotado pela empresa no Brasil foi baseado no original norte-americano, mas adaptado à realidade brasileira. "Quando recebemos a versão em inglês, em 1999, estranhamos algumas coisas, principalmente as referentes à legislação dos Estados Unidos", relata. Uma consultoria jurídica colaborou na adequação, em busca de uma prática localpara a fixação do conteúdo.
A Equifax nasceu há 105 anos, em Atlanta, no Estado da Georgia, nos Estados Unidos, e começou sua expansão para outros países só no início da década de 90. No Brasil desde 1998, atua na área de gestão de risco, fornecendo suporte para decisões de crédito.
O passo seguinte à adaptação do código de conduta foi a divulgação do Programa, por meio de carta, para todos osassociados. Ao receber o manual, eles assinaram uma declaração confirmando que leram, compreenderam e que comprometem-se com os procedimentos estabelecidos - o mesmo mecanismo continua sendo aplicado na admissão de novos funcionários, inclusive estagiários. "É importante praticar; não adianta apenas ter um código de ética", comenta Edi Oliveira, analista de Produtos da Equifax. Na opinião dele,ações como o controle feito sobre os e-mails pessoais estão apresentando resultados. "Recebemos comunicados freqüentes para relembrar", completa.
"Na admissão, os associados são também convidados a denunciar condutas inadequadas (como, por exemplo, assédio sexual ou discriminação racial), com garantia de anonimato e uma política contra intimidação", afirma Esquivel. Para isso, eles têm à disposiçãoos canais oferecidos pela empresa no País - correio, e-mail ou telefone - e contato, por meio de ligação gratuita e com intérprete para o português, com a Central Global do Programa, em Atlanta. Em caso de denúncia, inicia-se o levantamento da informação, seguido da avaliação do caso e, se necessário, da punição. "Até hoje não recebemos nenhuma", observa.
Para garantir a continuidade do Programa,sua coordenação o acompanha bem de perto, com base em um modelo bastante informal de comunicação com as chefias, que inclui fóruns periódicos realizados não apenas na matriz, em São Paulo, mas também nas filiais, situadas em outros 12 Estados e no Distrito Federal. Um exemplo é o café da manhã do presidente com grupos de funcionários, aberto para a discussão de qualquer tema. "Trabalhamos aindana prevenção, procurando antecipar os riscos", complementa o diretor de RH.
"Temos de seguir 'à risca' o código de ética, porque há controle rígido", destaca Daniel Sanchez, analista de Desenvolvimento de Vendas da Equifax. Ele conta que, em sua rotina, age de maneira preventiva, evitando, por exemplo, abrir e-mails duvidosos.
Esquivel ressalta que os princípios de respeito mútuo que se aplicamna relação com os funcionários estendem-se também aos demais públicos da Equifax. "Temos serviços para receber reclamações de qualquer natureza e comunicar aos clientes as providências tomadas".
Atualmente, o Programa está em fase de revisão do código de conduta - de acordo com os planos de atualização periódica -, que deve ser seguida por nova divulgação interna, prevista para acontecer...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • DIRETRIZ POLICIA E FAMILIA 1
  • Ufma-relatório nº 1
  • Experiencia Nº 1
  • Relatório Química Nº 1
  • ATIVIDADE ESTRUTURADA Nº 1
  • Apelação nº 991.03.076301-1
  • Orpheu Nº 1
  • Portfólio nº 1 Salário

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!