Direto a manifestações

Páginas: 5 (1002 palavras) Publicado: 7 de dezembro de 2013
 As manifestações em todo o Brasil quer dizer que tem algo de errado no país, que as coisas não estão funcionando como deveriam funcionar. Os manifestantes querem melhorias na saúde, na educação, nos transportes públicos, na segurança, no saneamento básico. Isso é direito de todo cidadão.
Como nos sabemos o direito social é uma grande conquista dos trabalhadores do século XX,que faz parte de um processo longe e exige alto investimento para proporcionar uma vida digna ao cidadão. Marshall afirma que o cidadão tem que ter uma vida de ser civilizado, que o Estado deve garantir o direito à vida, o direito a igualdade, o direito a educação, o direito de emigração e imigração e o direito de associação.
Como um exemplo temos essa citação de Marshall:“ O direito á educação é um direito social de cidadania genuíno porque o objetivo da educação durante a infância é moldar o adulto em perspectiva. Basicamente, deveria ser considerado não como o direito da criança freqüentar a escola, mas como o direito do cidadão adulto ter sido educado.”
(MARSHALL, T.H. Cidadania, Classe Social e Status. Pág 73.)

Mas como podemos ter umaeducação digna se tem falta de professores nas escolas, falta de material escolar, escolas em péssimo estado e até mesmo crianças que não estão matriculadas nas escolas, por vários motivos, até mesmo adultos que não tiveram uma educação? Não tem como ter uma educação de qualidade sem ter esses itens principais. Com o estado horrível da educação provoca mais ainda a insatisfação do povo e gera maisum item para as manifestações.
Saindo um pouco da atualidade temos a Revolução Industrial que foi marcante não só para o avanço da tecnologia e a consolidação do capitalismo, mais também para o surgimento de direitos dos cidadãos. Os operários não satisfeitos em ser explorados sendo forçados a trabalharem até 16 horas por dia em troca de um salário baixo, além de suas mulheres efilhos serem obrigados a trabalharem em péssimas condições para ajudar no sustento da família, os trabalhadores se revoltaram e começaram a sabotar as maquinas. Nessa época surgiram também outros movimentos com o objetivo de defender o trabalhador. A Revolução Industrial trouxe junto com ela um volumoso numero de pessoas na extrema pobreza. Para que fosse contornado esse problema na sociedade, oEstado interviu e proporcionou um mínimo de proteção aos trabalhadores. O Estado caminhou junto com os movimentos sociais de assistencialismo. O Marshall argumenta que houve uma conquista gradual e consecutiva de direitos. O primeiro foi o Direito Civil no século XVIII, logo depois o Direito Político no século XIX e o último no século XX o Direito Social.
Nós podemos observar nodecorrer da historia que o cidadão fazendo as manifestações conseguem fazer com que o Estado garanta os seus direitos. Direitos existentes que são postos de lado como no caso das manifestações aqui no Brasil e direitos que foram feitos como dita a cima na época Revolução Industrial.
Em muitas reportagens vimos que o cidadão brasileiro cansou de ter um país feito para a elite. Defazerem políticas pobres para os pobres e ricas para os ricos. Pois querem que essa lógica mude e que os políticas sejam iguais para todos. Querem uma democracia participativa. Como vemos nesse trecho abaixo tirado do site Notapajos, escrito por Océlio de Jesus C. Morais:

“José está desempregado. Milhares de josés brasileiros estão desempregados. Os filhos dos joãos estão sem escola pública.Pedros, Marias, Raimundos, Joanas e Joaquins não têm moradia própria, não têm serviços de saúde, nem assistência social digna.
Todos são invisíveis aos olhos do Estado neoliberal que não quer saber de políticas públicas inclusivas, nem de direitos sociais. 
Esses dores silenciosas estavam sufocando a respiração e entaladas na garganta, ecoaram nas ruas sem asfalto ou nas grandes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • AS MANIFESTACOES
  • Manifestações
  • manifestações
  • Manifestações
  • manifestações
  • Manifestaçoes
  • manifestações
  • manifestações

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!