Direitos e obrigações

Páginas: 4 (799 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
OBRIGAÇÃO DE FAZER - Determinação judicial de fazer determinado ato - Pode
ser cominada pena de multa para a hipótese de descumprimento da obrigação - O
objetivo precípuo das "astreintes" écompelir o devedor a cumprir a obrigação e
sensibilizá-lo de que vale a pena cumprir a obrigação do que pagar a pena
pecuniária
Quando se verifica culpa do devedor, as consequências da perda oudeterioração na coisa antes da entrega são bem diferentes, pois a lei pretende punir o devedor culpado que prejudicou a obrigação.Por isso, nesses casos há a figura da indenização por perdas e danos.Assim, quando a coisa se perde por culpa do devedor, este fica obrigado a restituir o preço pago pelo credor, acrescido de correção monetária além das perdas e danos sofridos pelo não recebimento dacoisa. Nesse sentido dispõe o art. 234, segunda parte do CC/02:

Art. 234 (...) se a perda resultar de culpa do devedor, responderá este pelo equivalente e mais perdas e danos.

Essa situação podeser exemplificada no caso da obrigação de entrega de um carro. Ora, antes da entrega, o devedor alcoolizado, sai com o veículo e acaba batendo se envolvendo em um acidente, que ocasiona a perda totaldo veículo.

Nesse caso, o devedor, além de restituir o valor corrigido, deverá indenizar o credor pelas perdas e danos sofridas, apurados pelo prejuízo efetivamente suportado pelo credor, bem comoo que os lucros que deixou de perceber em virtude da perda da coisa.

Se, por exemplo, o credor tivesse comprado um carro para transportar uma mercadoria perecível (de curta conservação) para umcliente seu. Nesse caso, o devedor deverá restituir o valor corrigido, bem como fazer face aos prejuízos do contrato que o credor deixou de cumprir.

Observação importante: quando os prejuízossuportados pelo credor não puderem ser quantificados, o devedor arcará com a restituição do valor pago corrigido acrescido de juros.

Quando a coisa apenas se deteriorar por culpa do devedor, o credor...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Direito obrigações
  • Direito das Obrigaçoes
  • Direito das obrigações
  • direito das obrigações
  • Direito das obrigações
  • Direito das obrigações
  • Direito das Obrigações
  • Direito das obrigaçoes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!