direitos e obrigações

Páginas: 4 (772 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
MÓDULO 1 
Noções introdutórias de Direito das Obrigações.
 
O Direito é ciência social – depende da sociedade para existir, limita a liberdade das pessoas em sociedade para ensejar o convívioharmônico e pacífico. A sociedade depende do direito para o convívio. Ubi societas, ibi ius.
 
Isoladamente o homem não precisaria do direito, em tese, para regulamentar-lhe a conduta. Observa, noentanto, Venosa, que, sabendo da existência de outros homens no universo, mesmo sozinho há que se preservar os valores e recursos ambientais[1].
O homem vivendo em sociedade depende dos serviços dosoutros homens, pois não pode por si só prover todas as necessidades. Sem firmar vínculos com outras pessoas, não é possível buscar o próprio alimento e a água, cuidar da saúde e do lazer, construir amoradia, alcançar os objetos essenciais para a subsistência e o desenvolvimento. Faz-se necessário comprar, vender, alugar, firmar contrato de seguro, emprestar, doar.
Através das obrigações circulam osbens essenciais à sobrevivência e ao desenvolvimento social.
Primeiro veio a troca (escambo). Depois, com a moeda, a compra e venda, e outros contratos, tudo para estabelecer vínculos entre aspartes, limitando a liberdade dessas.
As partes livremente se obrigam perante outras, para atenderem às suas próprias necessidades. Ex.: o vendedor se obriga a fornercer o bem, e o comprador se obriga aopagamento do preço.
____________________//___________ 
CONCEITO DE DIREITO DAS OBRIGAÇÕES.
 
O Direito das Obrigações é o conjunto de normas que disciplinam os vínculos jurídicos entre pessoas(originados de vontade, lei ou ato ilícito), estabelecendo regras de cumprimento, de circulação e de extinção de tais vínculos e, ainda, as consequências do inadimplemento de prestações..................................//.....................
DA OBRIGAÇÃO.
CONCEITO DE OBRIGAÇÃO: Obrigação é vínculo jurídico, prestigiado pela lei (a obrigação tem valor social), através do qual o devedor (sujeito...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Direito obrigações
  • Direito das Obrigaçoes
  • Direito das obrigações
  • direito das obrigações
  • Direito das obrigações
  • Direito das obrigações
  • Direito das Obrigações
  • Direito das obrigaçoes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!