DIREITOS RECONHECIDOS: UMA QUESTÂO DE INFORMAÇÃO UM ESTUDO NO SETOR DE ALOJAMENTO CONJUNTO DO HOSPITAL REGIONAL DOUTOR NELSON INÁCIO DOS SANTOS

4065 palavras 17 páginas
DIREITOS RECONHECIDOS: UMA QUESTÂO DE INFORMAÇÃO
UM ESTUDO NO SETOR DE ALOJAMENTO CONJUNTO DO HOSPITAL REGIONAL DOUTOR NELSON INÁCIO DOS SANTOS

Ana Karina Moura de Melo Vieira - 177137 Érica Juliana de Andrade – 161943
Ligiane Martins Rocha – 156650

RESUMO

Este artigo científico mostra uma pesquisa realizada no Hospital Regional Doutor Nelson Inácio dos Santos, através de diagnósticos sociais e aplicações de questionários para identificar o grau de informação dos direitos sociais e previdenciários das puérperas e ou parturientes e acompanhantes atendidas no HRNIS. Tendo como objetivo principal esclarecer as parturientes do HRNIS sobre os principais direitos sociais e previdenciários, através do acesso à informação. Orientando a respeito do registro civil, informando os benefícios inerentes ao programa bolsa família, explicando a importância do planejamento familiar e orientando sobre a licença maternidade e paternidade das puérperas e ou parturientes. Elaborando metodologias de informação com cartilhas ilustrativas com informações dos assuntos trabalhados para intervenção, fazendo entrega nos alojamentos do hospital com palestras para as parturientes, conversando sobre as realidades de cada problema. A aplicação das informações por meio do projeto de intervenção serviu como porta de acesso aos direitos sociais das parturientes atendidas do HRNIS, pois através das informações repassadas com cartilhas ilustradas e informatizadas facilitará na busca da efetivação de seus direitos.

Palavras-chave: Informação.Puérperas.Parturientes.

Trabalho de Conclusão de Curso, desenvolvido como exigência para a obtenção do título de Bacharel em Serviço Social. Formandos (as) do Curso de Serviço Social, do Centro de Educação a Distância – CEAD, da Universidade Anhanguera/ Uniderp. Polo Luís Alberto de Lima Assu/RN, 2012.2.

1. INTRODUÇÃO

O presente artigo científico tem como objetivo de estudo tratar a informação como fator

Relacionados