Direitos humanos

Páginas: 11 (2549 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
Conceito de Ética
Segundo Aristóteles, a parte da filosofia que estuda o comportamento do homem perante si mesmo, perante seus semelhantes e perante a sociedade, na busca de um sentido de viver que conduza o homem à felicidade é denominado de ética. Teríamos, como objeto da ética, então, a conduta do homem. A ética é a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade. Ou seja, éciência de uma forma específica de comportamento humano.
Positivamente, a Ética em sede de conduta profissional do advogado estende-se pela incidência e absorção de influxos ligados à obrigação institucional que lhe compete, o que equivale a dizer que, num conceito fundido e de simbiose indestacável, a Ética (que aqui seria melhor nominada "senso ético")com a "paixão da defesa".
Diferençaentre moral e ética

Não se podem confundir a ética e a moral. A ética não cria a moral. Conquanto seja certo que toda moral supõe determinados princípios, normas ou regras de comportamento, não é a ética que os estabelece numa determinada comunidade. A ética depara com uma experiência histórico-social no terreno da moral, ou seja, com uma série de práticas morais já em vigor e, partindodelas, procura determinar a essência da moral, sua origem, as condições objetivas e subjetivas do ato moral, as fontes da avaliação moral, a natureza e a função dos juízos morais, os critérios de justificação destes juízos e o princípio que rege a mudança e a sucessão de diferentes sistemas morais.


Relação entre ética e educação


No debate filosófico contemporâneo, é pacíficoo entendimento segundo o qual o desenvolvimento científico-tecnológico, nitidamente retratado no crescente processo de cibernetização e de informação da sociedade atual, está provocando mudanças com conotações globais. Essa evolução da ciência atinge diversos campos de atuação humana (ecológico, social, espiritual etc.) e, por conseguinte, condiciona "a construção de um novo mundo, de uma novarealidade, de uma nova sociedade, de um novo homem e de uma nova mulher, o que traz como conseqüência fundamental a necessidade de repensar as relações humanas e, desse modo, também a educação. Destarte, o impacto das novas tecnologias de comunicação e da tecnologia em geral está constituindo uma nova sociedade: a sociedade científico-tecnológica da informação e do conhecimento. Aliás, asconseqüências desse impacto e da criação dessa nova sociedade para a humanidade e para a vida planetária são, apenas, parcialmente conhecidas. Nessa perspectiva, segundo Costa (2006:164), "uma das conseqüências imediatas dessa sociedade científico-tecnológica é a interconexão de todas as regiões do planeta através de uma malha de redes, criando, assim, uma realidade planetária global, intermediada por umarealidade virtual, que é o ciberespaço". A referida interconexão permitiu a estruturação de uma economia global, elaborada através de processos de integrações econômicas e políticas, provocando transformações consideráveis nos âmbitos da família, do trabalho, do lazer, da guerra e, desse modo, também, no âmbito da educação.



As aplicações práticas da ética na esfera pessoal e social:valores, exercício da vontade, liberdade, punição, consciência
Sabidamente o Brasil é um país contaminado pela criminalidade, machucado pelas chagas da violência e da falta de paz, um país cujo Estado se encontra alquebrado, formalmente constituído, mas substancialmente dominado pelo submundo da ilegalidade.
Não é exagero afirmar que o Brasil é um dos países mais violentos do mundo.Morrem mais pessoas anualmente no país, vítimas da violência e da criminalidade, do que em países em estado de guerra.
Países mais pobres e com abismos sociais maiores do que os existentes no Brasil não possuem índices de violência tão elevados quanto os que são comprovadamente averiguados aqui, o que põe por terra, de antemão, qualquer alegação no sentido de que a pobreza (vale dizer, a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Direitos HUmanos
  • Direitos Humanos
  • DIREITO HUMANOS
  • Direitos HUmanos
  • Direitos Humanos
  • direito humano
  • direitos humanos
  • direitos humanos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!