direitos humanos

Páginas: 5 (1030 palavras) Publicado: 27 de março de 2014
DIREITOS HUMANOS.

Conceito: De maneira bastante abrangente, ao Direitos Humanos são a somatória de valores , atitudes e regras , representado por um conjunto mínimo de direitos e garantias necessários para assegurar uma existência livre e digna a todos seres humanos. (Dignidade a pessoa humana ).



Historicamente os direitos humanos ratificam o desenvolvimento da dignidade da pessoahumana, consistindo no principal direito fundamental fixado em quatro valores interdependentes :

Liberdade,

Igualdade,

Solidariedade ou Fraternidade,

Segurança Pessoal.



História do Direitos Humanos.

IDADE ANTIGA

Os direitos humanos ou coletivos são aqueles adquiridos em decorrência do resultado de uma longa história, foram debatidos ao longo do séculos por filósofos ejuristas.
O início desta caminhada, remete-nos para a Idade antiga onde podemos encontrar O Cilindro de Ciro (Hoje no Britisth Museum), um dos documentos mais antigos que vinculou os Direitos humanos , que contêm uma declaração do rei Persa, Ciro II depois de sua conquista da Babil6onia em 539 aC. Pode ser resultado de uma tradição mesopotâmica centrada na figura do rei justo, cujo primeiro exemplo é orei Urukagina, de Lagash, que reinou durante o século XXIV aC, e de onde cabe destacar também Hammurabi da Babilônia e seu famoso Código de Hammurabi, que data do século XVIII relação à religião . Nele era declarada a liberdade de religião e abolição da escravatura. Tem sido valorizado positivamente pos seu sentido humanista e inclusive foi descrito como a primeira declaração de direitos humanos.Documento muito posterior , As Leis das XII Tabuas onde além da publicidade das normas a sociedade, as pessoas eram tratadas igualmente. ( Princípio da Igualdade)


IDADE MÉDIA

O Cristianismo que foi a afirmação da defesa da igualdade de todos os homens numa mesma dignidade. Foi nesta época que foi desenvolvido a Teoria do direito natural, em que o individuo está no centro de uma ordemsocial e jurídica justa, mas lei divina tem prevalência sobre o direito laico tal como é definido pelo imperador, o rei o príncipe.
IDADE MODERNA

Com a idade moderna, os racionalistas dos séculos XVII e XVIII, reformulam as teorias do todos os homens são por natureza livres e tem certos direitos inatos de que não podem ser despojados quando entram em sociedade. Foi esta corrente de pensamentoque acabou por inspirar o atual sistema internacional de proteção dos direitos humanos.

A evolução desta corrente veio a dar frutos pela primeira vez em Inglaterra, depois nos Estados Unidos.

A Magna Carta (1215) deu garantias contra a arbitrariedade da Coroa, e influenciou diversos documentos, como por exemplo o Acto Habes Corpus (1679), que foi a primeira tentativa para impedir asdetenções ilegais.

A primeira declaração dos direitos humanos da época moderna é a Declaração dos Direitos da Virgínia de 12 junho de 1776, escrita por George Mason e proclamada pela Convenção da Virgínia. Esta grande medida influenciou Thomas jefferson na declaração dos direitos humanos que se existe na Declaração da independência dos Estados Unidos da América de 4 julho de 1776, assim como tambéminfluenciou a Assembléia nacional francesa em sua declaração , a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão de 1789 esta última definia o direito individual .

IDADE CONTEMPORÂNIA

A noção de direitos humanos não experimentou grandes mudanças até o século seguinte com o inicio das lutas operárias surgiram novos direitos que pretendiam dar solução a determinados problemas sociais atravésda intervenção do Estado. Neste processo são importantes a REVOLUÇÃO RUSSA e a REVOLUÇÃO MEXICANA, alargou o campo dos direitos humanos e definiu os direitos econômicos e sociais.

Mas o momento mais importante, na história dos Direitos do Homem, é durante 1945-1948. Em 1945, os Estados tomam consciência das tragédias e atrocidades vividas durante a Segunda Guerra Mundial, o que os levou a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Direitos HUmanos
  • Direitos Humanos
  • DIREITO HUMANOS
  • Direitos HUmanos
  • Direitos Humanos
  • direito humano
  • direitos humanos
  • direitos humanos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!