Direitos humanos e ressocialização

Páginas: 9 (2070 palavras) Publicado: 9 de novembro de 2012
Resumo

O presente trabalho tem como objetivo de estudo o tema: “Direitos Humanos e Ressocialização”. A ressocialização não está diretamente ligada na reabilitação, mas guardar consigo a garantia de que os seus antecedentes estarão guardados em sigilo. Ressocializar ou discriminar aquele que já cometeu um ato ilegal, afeta diretamente os Direitos Humanos e o princípio da dignidade humana.Afinal a exclusão social de um ser humano pode ser considerada a etapa mais difícil de ressocialização ao retornar a sociedade, devendo assim coibir qualquer forma de desigualdade fazendo prevalecer o princípio da dignidade humana.

Palavras - Chave: Reabilitação; Ressocialização; Descriminar; Direitos Humanos.


Sumário

1. Introdução
2. Ressocialização
3. Sistema Carcerário no Brasil eno mundo
4. Disposição dos Direitos Humanos
5. O papel da sociedade nos Direitos Humano
6. Conclusão
7. Referências






























1.Introdução

Direitos Humanos e Ressocialização; demonstra como seu maior objetivo estudar a reabilitação criminal e o seu contexto em nível de Brasil voltado aos Direitos Humanos, uma vez que o tema é de extremapreocupação e interesse da sociedade atual moderna que sofre inúmeros crimes todos os dias, onde os apenados cumprem sua pena na esperança de uma nova oportunidade.
A Ressocialização e a meditação da sociedade se da a partir da preocupação a frente de preservar os Direitos Humanos e a busca pela igualdade social tanto de um ex- condenado como da sociedade em um todo.
Neste trabalho serãodemonstrados fatores imprescindíveis à ressocialização dos apenados, fazendo o devido debate sobre a ressocialização e a inclusão dos ex-apenados ao convívio social e humano.
Desta forma, a ressocialização do ex criminoso não pode ser apenas um benefício social ou jurídico, e sim um meio de garantia da humanidade, reintegrando em sociedade os condenados que cumpriram suas penas, para que possam serconsiderados seres humanos dignos de consideração e respeito.

2.Ressocialização

Ao ser condenado, o homem somente perde sua liberdade, mas nunca a dignidade como ser humano e seus direitos fundamentais. Ressocializar significa tornar o Ser Humano capaz de viver em sociedade novamente, modificando a sua conduta, socialmente aceita e não nociva à sociedade como a maioria dos homens fazem.
NoEstado Democrático de Direito, o termo reintegração ou ressocialização deve ser entendido como fim da pena privativa de liberdade na promoção de respeito aos Direitos Humanos dos presos ou à dignidade da pessoa humana encarcerada para efetivar uma verdadeira inserção social do apenado.
3. Realidade do Sistema Carcerário Brasileiro

Infelizmente estamos nos habituando num processo de caos, onde oque ocorre é a falência e desestruturação do sistema carcerário. O descaso dos governantes, a falta de estrutura, a superlotação, a inexistência de um trabalho para a recuperação do detento.
A mídia tem publicado quase diariamente matérias referentes a rebeliões em presídios. Encarcerados são mortos por seus próprios companheiros, funcionários e familiares de detentos transformados em reféns,resgates e fugas audaciosas e espetaculares praticadas por criminosos. As regras nem sempre são cumpridas e a aplicação penal nem sempre é imposta de maneira adequada, pois hoje em dia o preso é esquecido, a corrupção dentro das cadeias e penitenciarias cresce de maneira assustadora e ainda para piorar a situação, as facções se estendem dentro e fora dos presídios.
Assim é nosso sistema, promessase nada de recompensas. Mas também não devemos nos esquecer que o Congresso Nacional infelizmente tem aprovado, atendendo à pressão da área de direitos humanos do Governo Federal e das notórias organizações não-governamentais que atuam no País, leis que cada vez mais afrouxam o Código Penal, mas principalmente a Lei de Execuções Penais. Com isso, cada vez mais os privilégios foram pouco a pouco...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Direito humanos fundamentais: a ressocialização dos presos pelo trabalho
  • Direitos de ressocialização dos ex- presidiários
  • Ressocialização e direitos fundamentais
  • Direitos humanos são para humanos direitos
  • Direitos HUmanos
  • Direitos Humanos
  • DIREITO HUMANOS
  • Direitos HUmanos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!