Direitos humanos e pluralidade cultural

Páginas: 7 (1505 palavras) Publicado: 11 de junho de 2013
ABEL MOREIRA 419122
CLAUDIA MEDEIROS 428877
DANIELE LOPES 428273
EVELYN ANSINI 429057
LAIS MEDEIROS 428876

DIREITOS HUMANOS E PLURALIDADE CULTURAL

LIA MARA GOMES TEODORO FREITAS

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO...........................................................................................................1
2. EDUCAÇÃO NAESCOLA........................................................................................2
3. RACISMO NO BRASIL.............................................................................................3
4. A EDUCAÇÃO INCLUSIVA.....................................................................................4
5. A RELIGIÃO NA ESCOLA?.....................................................................................5
6.DIREITOS HUMANOS..............................................................................................6
7. BIBLIOGRAFIA.........................................................................................................7


1. INTRODUÇÃO
Para os educadores os direitos e a cultura exercem para a criança a importância fundamental na construção da interpretação do mundo real,é necessário respeitar e ser respeitado é um direito humano, a educação deve orientar o desenvolvimento humano no sentido de dignidade, respeito, liberdade e direito, o sistema educacional é voltado para gerar pessoas inclusas na sociedade, procurando definir o mundo que queremos de oportunidades de crescer sem discriminação e preconceito.

2. EDUCAÇÃO NA ESCOLA
A escola tem responsabilidade nosucesso ou fracasso escolar. E ela precisa repensar muitos aspectos da organização educacional. Os alunos frequentam aulas de recuperação e muitas vezes, não alcançam o sucesso escolar.
A família pode ser a vilã dos problemas de aprendizagem e insucesso escolar, por sua falta de atenção, valorização e diálogo. As crianças e adolescentes precisam ser elogiadas, muitas vezes recebem mais críticasdo que auxilia e compreensão.
Em outros casos vários pais sufocam os filhos dificultando o trabalho dos professores com a ansiedade em vê-los, lendo e escrevendo.
Devemos refletir sobre a prática e responsabilidade em promover a construção do sujeito, pesquisador, reflexivo e consciente de suas capacidades e potencialidades. "Quem consegue ensinar com liberdade e amor, desenvolve integralmente oeducando" (Vicente Martins). Uma escola diferente, com educando conscientes da importância do trabalho que desempenham. Também sedentos pelo saber, pela construção e que busquem uma educação melhor, na qual se criem soluções conjuntas e todos se sintam responsáveis, tanto família quanto escola pela formação e promoção humana, resultando no sucesso escolar.

3. RACISMO NO BRASILSéculos após a abolição da escravatura a sociedade brasileira continua discriminadora a lei proíbe o racismo, mas mantém estruturas sociais e econômicas que o alimentam. Pode evitar que alguns violem o direito dos outros, mas não tem como levar o branco a amar o negro e o índio. Somente a cultura de paz e de convivência ecumênica podem abrir novos caminhos e possibilitar verdadeira integraçãosocial em um mundo pluralista.
Eventos e celebrações terão por objetivo suscitar a nossa população. "A união e a consciência negra". O que demonstra "Somos um povo racista". A democracia racial e a igualdade de condições entre as pessoas de diversas raças e origens ainda estão longe de ser alcançadas.
A superação de todos os tipos de preconceito e discriminação é ponto de partida para aconstrução de relações em que as pessoas se enriquecem com os diferentes e as diferenças.
Faz parte da vitória sobre o racismo sermos capazes de expressar a fé, como brasileiros e mestiços que somos, e respeitar as diversas manifestações culturais e religiosas dos outros como autênticas buscas do espírito de Deus.

4. A EDUCAÇÃO INCLUSIVA
A educação inclusiva é um direito humano, a escola mantém...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Direitos humanos e pluralidade cultural
  • Direitos humanos e pluralidade cultural
  • DIREITOS HUMANOS E PLURALIDADE CULTURAL
  • Direitos humanos e pluralidade cultural
  • Direitos humanos e pluralidade cultural
  • DIREITOS HUMANOS E PLURALIDADE CULTURAL
  • DIREITOS HUMANOS E PLURALIDADE CULTURAL
  • Direitos humanos e pluralidade cultural

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!