Direitos Humanos no Sudão do Sul

Páginas: 3 (549 palavras) Publicado: 11 de setembro de 2014
Direitos Humanos no Sudão do Sul

O Sudão do Sul é o mais jovem país do mundo, com apenas três anos de existência. Nasceu de um movimento separatista no sul do Sudão, que conseguiu aindependência da região após mais de cinquenta anos de guerra civil contra o norte. As causas principais do movimento separatista eram a religião dominante do norte (islã) que era imposta ao país todo (o sulera predominantemente animista e católico), os conflitos pelo controle das reservas de petróleo descobertas no sul e a segregação do sul quanto as políticas públicas do governo de Cartum. O Sudão doSul conseguiu sua independência mediante referendo, reconhecido em 2011, no qual 98% dos votantes sulistas decidiram pela separação da região autônoma do sul. O novo Estado ficou com mais de 75% dasbacias de petróleo do Sudão, mas ainda dependia da estrutura de refinamento e transporte do país ao norte.

Se em todos os Estados o embate político costuma ser causa de ferrenhas disputaspelo poder, não seria diferente no Sudão do Sul. O Presidente Salva Kiir da etnia "dinka" rompeu relações com seu Vice-Presidente Kiek Marchar da etnia "nuer" e o tirou de seu cargo apósdesentendimentos. O que se deu após este fato é a representação clara de que os Direitos Humanos estão longe de serem universalizados e estão mais longe ainda do continente africano, que precisa dos mais básicosrecursos que um ser humano nescessita para conservar sua dignidade: é incrível como em pleno século XXI ainda hajam tantas epidemias, fome, falta de água, falta de estruturação dos Estados e,principalmente, violência.

Membro da ONU e da UA, o Sudão do Sul inseriu em sua Constituição Transitória a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Bem como na maioria dos integrantes que ratificaramo texto da declaração, o Sudão do Sul não consegue oferecer à população quase nenhum dos direitos contidos nesta. Agrave-se, ainda, a situação dos cidadãos sul-sudaneses que convivem com a extrema...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TRABALHO DIREITO INTERNACIONAL
  • Sudão do sul
  • Sudão do Sul
  • Sudão do sul
  • Sudão do Sul
  • Sudao do sul
  • As igrejas batistas sul matogrossenses e a defesa dos direitos humanos
  • Sudão do Sul

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!