Direitos Humanos - Educação e Cidadania

Páginas: 12 (2997 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
.Especialista em nível profissional integrada á educação básica na modalidade de jovens e adultos CAVN/ IFET- SOUSA – PB/UFPB.
A educação deve ser baseada em determinados princípios éticos e morais, que devem adapta-se a um campo de reflexão individual e coletivo que permita elaborar, racionalmente e autonomamente, princípios gerais de valores que ajudem os indivíduos e encarar criticamente arealidade cotidiana e as normas sócio-morais vigentes, de modo a contribuir para idealizar formas mais justas e adequadas de convivência (SILVA 2007).
A frase "Educar par a cidadania" é uma prática política que permite dispor de argumentos que nos ajudem a continuar reivindicando e lutando por uma educação diferente para um futuro melhor, tendo consciência de que as novas reconceituações daeducação devem ser acompanhadas de modificações da educação devem ser acompanhadas de modificações dos sistemas sociais para que ocorram as mudanças necessárias. É evidente que a educação por si só não é suficiente, ela é apenas mais um instrumento, embora fundamental, para promover essa mudança. Porém a educação tem uma virtude, sua capacidade de influir e de estimular outras importantes mudanças sociais(IMBERNON, 2006).
 
A cidadania é um importante referencial de que a educação necessita para construir uma nova organização e uma nova metodologia de trabalho. CORTINA (2003) , entende que a educação do cidadão, e da cidadã, deve levar em conta a dimensão comunitária das pessoas, seu projeto pessoal e também sua capacidade de universalização, que deve ser exercida dialogicamente, pois dessamaneira, eles poderão participar na construção do melhor mundo possível, demonstrando saber que também são responsáveis pela realidade social.Em outras palavras aprender a ser cidadão e a ser cidadã, é aprender a agir com respeito, solidariedade, responsabilidade, justiça, não-violência e, sobretudo, aprender a usar o diálogo nas mais diferentes situações e comprometer-se com o que acontece na vidacoletiva da escola  e da comunidade, pois esses valores e essas atitudes precisam ser aprendidos e desenvolvidos, podendo ser ensinados tanto na escola como em casa, onde precisam ser dados às primeiras informações sobre o mundo, noções de postura e compostura, respeito e limites (SILVA, 2007).
 
A educação e a introdução da cidadania estabelecem processos para revisão de mudanças no interior dasinstituições educativas, de sua cultura organizacional, de sua metodologia, para que proporcionem aos cidadões a capacidade de compreender e interpretar a realidade, realizar uma leitura crítica dos acontecimentos e do meio comunitário, ou seja, a educação vai proporcionar ao cidadão, elementos para alcançar uma maior independência de juízo, de deliberação, de diálogo construtivo e de modopredominante, aprender a conviver (IMBERNON, 2006).
Metodologia
 
A pesquisa é do tipo bibliográfica, realizada na biblioteca da Escola Estadual Dr. José Duarte Filho, durante o período do mês de janeiro/2010, utilizando recursos materiais como: livros, artigos científicos.
 
 
 
 
 
 
Considerações Finais
 
Tal conseqüência está de acordo com uma visão de que os valores e princípios éticossão construídos pelo diálogo, na interação estabelecida entre pessoas dotadas de razão e emoções em um mundo constituído no processo de relações multiformes e conflitantes. Enfim, a promoção de uma educação em valores deve partir de temáticas significativas do ponto vista ético, proporcionando condições para que os desenvolvimentos da capacidade dialógica tomem consciência de seus sentimentos eemoções de si e das demais pessoas para gerar a capacidade autônoma de tomar decisão em situações conflitantes do ponto de vista ético-moral.



Educação em direitos humanos e a promoção da cidadania brasileira – resumo PROCAD III
Queridíssimos amigos, Transcrevo o resumo da conferência que proferirei por ocasião do Encontro PROCAD UFPE/UFAL/UFPB, que acontecerá a partir do dia 13 de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ética, educação, cidadania e direitos humanos
  • Resumo do livro “Ética, Educação, Cidadania e Direitos Humanos”
  • Cidadania, educação e valores humanos
  • Cidadania e direitos humanos
  • Fichamento de "cidadania e direitos humanos"
  • Direitos humanos e cidadania
  • resenha cidadania e direitos humanos
  • Cidadania e Direitos Humanos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!