direito

Páginas: 4 (793 palavras) Publicado: 29 de novembro de 2014
NOÇÕES GERAIS:
O procedimento através do qual os herdeiros necessários restituem à herança os bens que receberam em vida do de cujus denomina-se colação. Nosso ordenamento não afastou, com a ediçãodo Código Civil de 2002, o princípio da igualdade dos quinhões hereditários o qual vem expresso através do artigo 1846.Conforme ensina Maria Beatriz Perez Câmara: “Neste sentido, presume-se que asdoações e vantagens feitas em vida pelo ascendente aos seus herdeiros necessários são antecipações das respectivas quotas hereditárias, ou seja, adiantamento das legítimas, que devem reverter ao acervo.O étimo colação é proveniente do latim co + latio, que significa ajuntamento, encontro, do supino collatum do verbo conferre (reunir, trazer, ajuntar, agregar).
NATUREZA JURIDICA: refere que trêscorrentes se apresentam quanto a natureza jurídica da colação:
A primeira, devida a Cicu, entrevê um estado de sujeição do colacionaste; outra, divisa na colação uma obrigação há quem identifique noinstituto um carga e finalmente, uma situação jurídica .
A colação é uma obrigação exigível legalmente entre os herdeiros necessários, quer dizer daqueles que tenham uma porção hereditária garantidapela lei e da qual o autor da herança não pode privá-los, senão através de deserdação.
Presume, historicamente, duas finalidades:
- a presunção de vontade do autor da herança de não beneficiar amais,
- a igualdade entre todos os herdeiros necessários.
PREVISÃO LEGAL E ABRANGÊNCIA:
Assim, não se pode aceitar a interpretação realizada no sentido de que em não havendo determinação expressa deque o cônjuge  deva colacionar esteja o mesmo dispensado de fazê-lo, isto porque o instituto exige a dispensa expressa. Ademais, se  o cônjuge é herdeiro necessário e se recebeu doação em vida,concorrendo com outros herdeiros necessários deverá, obrigatoriamente, colacionar sob pena de, em não o fazendo, ferir o princípio maior do instituto da colação qual seja, o da maior igualdade da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • direito do DIREITO
  • Direito direito
  • Direito
  • Direito
  • Direito
  • Direito
  • Direito
  • Direito

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!