Direito

Páginas: 8 (1958 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Adaptação do texto: Noções de Psicologia do Desenvolvimento
Jorge Trindade

O ser humano vai se desenvolvendo física, psíquica e socialmente passando por estágios chamados de ciclo vital. O conhecimento dessas etapas é de extrema importância nas mais variadas questões jurídicas.
A partir de Freud, a importância dos primeiros anos de vida ganhou importância por estabelecer um determinismosobre a saúde mental e à adaptação social adequada ou patológica dos indivíduos (Rappaport, 1981).
O desenvolvimento biopsicossocial está intimamente ligado e problemas em cada um deles afetam também os outros.
"As mudanças no corpo, no cérebro, na capacidade sensorial e nas habilidades motoras fazem parte do desenvolvimento físico, mas podem influenciar outros aspectos do desenvolvimento. Poroutro lado, mudanças na capacidade mental, tais como aprendizagem, memória, raciocínio, pensamento e linguagem constituem o desenvolvimento cognitivo, mas se conectam com o desenvolvimento emocional e o físico".
De acordo com vários autores da psicologia geral, o período de vida tem sido dividido nos estágios:
• Estágio pré-natal (concepção até nascimento): Formação da estrutura e órgãoscorporais. O crescimento físico é mais rápido do que nos demais períodos, havendo grande vulnerabilidade às influências ambientais.
• Primeira infância (nascimento até 3 anos): Dependente mas competente; todos os sentidos funcionam, crescimento físico e desenvolvimento das habilidades motoras rápidos. Compreensão e linguagem desenvolvem-se velozmente. Apego aos pais e familiares; importância máxima dovínculo para aprender a se relacionar. Período crucial p/desenvolvimento dos afetos para a formação da personalidade. Egocentrismo (o mundo existe para si e por si). A autoconsciência se estabelece por volta dos dois anos. O interesse por outras crianças vai surgindo.
• Segunda infância (3 a 6 anos): Força e habilidades motoras aumentam. Embora o desejo de inter-relacionamento aumente, continuaegocêntrica. Idéias ilógicas, fantasias acerca do mundo. Aprendizagem através do brincar, da criatividade e da imaginação. Independência, autonomia e autocontrole começam a aumentar. A família ainda é núcleo importante mas outras crianças começam a se tornar interessantes.
• Terceira infância (6 a 12 anos): Crescimento físico mais lento, mas aquisição de habilidades físicas aumenta e se aperfeiçoa.Egocentrismo diminui, gosto por brincadeiras em grupo. Pensamento mais lógico mas ainda concreto (entende o que vê). Memória e linguagem em franca evolução. Ganhos cognitivos (aprendizagem) são cumulativos> melhor aproveitamento na educação formal (escola). Autoimagem e autoestima vão se aperfeiçoando e amigos ganham maior importância gerando progressos na socialização.
• Adolescência (12 a 20anos): Mudanças físicas rápidas e profundas, atinge-se a maturidade reprodutiva. Desenvolvimento do pensamento abstrato (reflexão). A busca da identidade é fator primordial, justificando a vida entre iguais (tribos). Adoção de modelos e comportamentos padronizados que facilitam o caminho da identificação.
• Jovem adulto (20 a 40 anos): Saúde física atinge o apogeu, decaindo ligeiramente nos últimosanos. Habilidades cognitivas assumem maior complexidade. Relacionamentos afetivos ocupam cenário principal. Escolha vocacional e profissional encontram melhor definição.
• Meia-idade (40 a 60 anos): Declínio da saúde física, resistência e habilidades motoras. Aumento da capacidade de resolução de problemas práticos em razão da experiência e sabedoria. Mas diminuição da capacidade de resolução denovos problemas. Identidade continua a se desenvolver, assumindo novos papéis cuidando de filhos e pais idosos> fonte de preocupações e estresse. Partida dos filhos devolve o casal a si mesmo podendo gerar sentimentos de vazio e abandono (ninho vazio). Sucesso e carreira podem atingir o ponto máximo ou esgotamento profissional. Inicia busca pelo sentido da vida. Crise da meia-idade com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • direito do DIREITO
  • Direito direito
  • Direito
  • Direito
  • Direito
  • Direito
  • Direito
  • Direito

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!