direito

Páginas: 3 (660 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
O Mercador de Veneza

A história acontece na cidade de Veneza no século XVI, onde Bassanio se apaixona pela bela Pórcia de Belmonte, só que o mesmo não tinha meios para poder se apresentar comopretendente e que sem duvida seria o grande conquistador do coração de Pórcia.
Antônio que era muito amigo de Bassanio diz que tudo o que tem esta no mar, e que oferece seu nome como fiador.Bassanio então procura shylock rico judeu que emprestava dinheiro a juros “Agiota”, e pede emprestados três mil ducados e que Antônio seria seu fiador.
Shylock então empresta os ducados mais pede que osacompanhe ao notário e assine um documento de divida, declarando que se no dia tal ou tal lugar não pagasse, concordarias em ceder uma libra de carne do corpo de Antônio onde bem ele quiser. Bassanioentão parte para Belmonte e conquista o coração de Pórcia, só que o mesmo fica muito triste, pois recebe a noticia de que os barcos de Antônio foram atacados por piratas, e sabendo de tal noticiaShylock se adianta em cobrar a divida e reclama noite e dia ao Doge, protestando contra a violação de liberdade, que a lei o concede. O doge mais vinte mercadores, os senadores tentaram persuadi-lo maisnão conseguiram tanto ódio que Shelock tinha pelo cristão Antônio.
Pórcia sabendo disso então da para Bassanio seis mil ducados para pagar a divida de Antônio com o judeu, Bassanio parte para Venezae chegando lá onde já acontecia o julgamento de Antônio, Bassanio paga a Shelock seis mil ducados, mais o mesmo diz que não quer os ducados e persiste em cobrar sua letra. Então o doge diz que tempoder para dissolver a corte se Belário, um jurista muito inteligente vier estudar o caso, chegando o mensageiro com uma carta de Belario recomendando um jurista erudito e muito moço por nome deBaltazar, que era Pórcia disfarçada de doutor de direito.
Já entendida a licitude do contrato sentencia-se a execução, tendo como base o contrato legalmente celebrado e que se não fosse cumprido traria...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • direito do DIREITO
  • Direito direito
  • Direito
  • Direito
  • Direito
  • Direito
  • Direito
  • Direito

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!