Direito

Páginas: 2 (475 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
Natureza jurídica

A busca pela definição da natureza jurídica do FGTS vem resultando nos mais diversos posicionamentos, causando intensa controvérsia entre os doutrinadores.

Para alguns o FGTSé uma espécie de crédito legal dos trabalhadores, que se forma através de depósitos mensais em conta vinculada. Outros, por sua vez entendem ser a natureza jurídica do FGTS um prêmio proporcional aotempo de serviço do empregado. Há ainda quem defende sua natureza ser meramente indenizatória. Sem falar nos que vêem o FGTS como um tributo, uma contribuição parafiscal arrecada pelo Estado.

Naposição do professor Sérgio Pinto Martins, o FGTS possui natureza jurídica híbrida, uma vez que deve ser distinta sob dois ângulos, tais sejam: o ponto de vista do empregado e o do empregador. Sob a ópticado empregador o fundo possui a natureza de tributo, mas especificadamente de contribuição social. Já na perspectiva do empregado deve ser compreendido com uma espécie de poupança forçada em seuproveito, não se deve confundir com indenização, pois não se tem em vista apenas a reparação de um dano. (MARTINS, 2.008, p. 403)

O próprio Supremo Tribunal Federal já declarou possui os depósitos doFGTS a natureza jurídica de contribuição social.

Diante da dificuldade do assunto Maurício Godinho ensina que: “O FGTS é um instituto de natureza multidimensional, complexa, com preponderantementeestrutura de fins justrabalhistas, os quais se combinam, porém, harmonicamente, a seu caráter de fundo social de destinação variada, tipificada em lei. Por isso associa traços de mera figura trabalhistacom traços de figura afeta em as contribuições sociais, formando, porém, instituto unitário”. (DELGADO, 2.008, p. 1.275)

Dessa forma, o autor aponta uma possível solução ao problema, trazendo umatríplice dimensão de estrutura e objetivos ao FGTS, todas independentes, podendo gerar relações jurídicas próprias, e até mesmo combinadas. Quais sejam: a relação empregatícia entre o empregado e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • direito do DIREITO
  • Direito direito
  • Direito
  • Direito
  • Direito
  • Direito
  • Direito
  • Direito

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!