Direito

Páginas: 3 (532 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
- O Banquete, ou Simpósio conta a história de uma reunião de convivas. O simpósio era basicamente uma bebelança Os convidados, dispostos em roda, são convidados cada um a fazer um discurso sobre omais belo dos deuses (o deus do amor). Platão apresenta vários discursos antes do discurso final de Sócrates O mais interessante destes é o que faz o poeta Aristófanes. Ele apresenta um mito quedescreve que os seres humanos, antigamente, tinham os dois sexos unidos, e portanto eram seres completos. Mas começaram a ficar tão poderosos que irritaram os deuses. Zeus, então, com um raio, separou-osem dois, dando origem aos sexos. O desejo dos dois sexos de se unirem é  uma tentativa de recuperar aquela unidade primordial por alguns instantes.   
O discurso de Sócrates vai diferirsubstancialmente dos outros. Sócrates como em outros diálogos, defende a existência de "um belo em si", princípio eterno de todas as coisas belas, que só pode ser alcançado através de uma ascese da alma (e aí queentra a dialética o método usado para se empreender esta ascese), que partindo da contemplação dos corpos (não somente dos corpos humanos, claro) belos, sobre gradualmente até a contemplação desteprincípio.  
- A obra O Banquete escrita por Platão, se encaixa como um diálogo sobre o tema do amor. Assim como em todos os diálogos platônicos, O Banquete é escrito no formato de uma peça teatral, emque se apresentam em seu cenário personagens importantes como: Fedro, Pausâneas, Erixímaco, Aristófanes, Agatão, Sócrates e Alcibíades. Aqui pretendo em poucas palavras trazer em cena o discurso deSócrates. É importante considerar que cada um dos personagens fizeram um discurso em homenagem ao deus Eros (representando como o deus do amor). Outra questão é que Sócrates estabelece diversas críticasem relação aos discursos anteriores dele como Fedro, Pausâneas, Erixímaco, Aristófanes e Agatão, menos Alcibíades que foi o último a discursar e fez o seu elogio a Sócrates e não ao deus Erso. Em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • direito do DIREITO
  • Direito direito
  • Direito
  • Direito
  • Direito
  • Direito
  • Direito
  • Direito

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!