direito

Páginas: 38 (9335 palavras) Publicado: 13 de dezembro de 2013
SUMARIO
INTRODUÇÃO 3
1. A EMPRESA 4
1.1.2 –Visão e Valores 5
2. EMPRESA E EMPRESÁRIO 7
2.1 Definições 8
2.2 Conceito Direito Empresarial 9
2.3 conceito Direito Comercial 10

3. ASPECTOS LEGAIS DA EMPRESA 16
4. A FUNÇÃO SOCIAL DA EMPRESA 18
4.1 Conceito 21
5. CONCEITO DIREITO CAMBIÁRIO E SEUS PRINCÍPIOS 22
5.1 Conceito 23
5.2 Teoria Geral dos Títulos de Credito 245.3 Conceito conforme novo Código Brasileiro 26
5.4 Conceito Cartularidade 27
5.5 Conceito Literalidade 28
5.6 Conceito Autonomia e Abstração 29
6. CONCEITOS E ENTENDIMENTOS 30
6.1 Princípio da Capacidade Contributiva 31
6.2 Entrevista com Gestor da empresa Proturbo Usinagem de Precisão 32
7. CONSIDERAÇÕES FINAIS 34
8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 35
INTRODUÇÃO

Este trabalho tem porobjetivo analisar brevemente o conceito de Direito Comercial e Direito Empresarial observando as Particularidades de Empresa e Empre-sário. Buscando ressaltar a participação na sociedade.
Atualmente a empresa exerce indiscutivelmente, importante função econômica na sociedade, pois é considerada a principal atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens ou serviços.Vemos que com a entrada do atual Código Civil Brasileiro datado de 11 de ja-neiro de 2003, deixa de existir a clássica divisão existente entre atividades mercan-tis (indústria ou comércio) e atividades civis (as chamadas prestadoras de serviços).

Assim, verifica-se que, a partir de agora, dependendo da existência ou não do as-pecto "econômico da atividade", se uma pessoadesejar atuar individualmente (sem a participação de um ou mais sócios) em algum segmento profissional, enquadrar-se-á como EMPRESÁRIO ou AUTÔNOMO, conforme a situação, ou, caso prefira se reunir com uma ou mais pessoas para, juntos, explorarem alguma atividade, deve-rão constituir uma sociedade que poderá ser uma SOCIEDADE EMPRESÁRIA ou SOCIEDADE SIMPLES, o qual mais adiante analisaremos suasparticularidades.














1. DESCRIÇÃO DA EMPRESA
A Proturbo Usinagem de Precisão foi fundada em 1998, quando o Sr. Jorge Vazquez e seus sócios Ricardo Sparvoli e Neivaldes das Neves, se uniram com o intuito de montar uma pequena metalúrgica para atuar no ramo de usinagem de peças para turbos, assim desenvolveram sua primeira célula de manufatura dentro da empresa, dedicada àcomponentes de alta precisão para atender o mercado automobilístico.
No período de 2000 a 2006, a empresa expandiu sua base de clientes a outros segmentos industriais.
Conseguiu expandir sua capacidade produtiva, aumentou suas instalações em pelo menos quatro vezes o tamanho, duplicou sua área de manufatura. Implementou uma célula de manufatura para carcaça de compressor.·.
Em 2009 O diretor daempresa Jorge Vazquez fechou uma parceria com a empresa Embraer e criou uma célula de fundição de manufatura de alumínio, tornando-se assim a responsável pela usinagem de alguns de seus produtos.
Em conversa com o Jorge Vazquez, 2011 iniciou sociedade com o Mauro Sbrama para abertura de uma fundição de alumínio e em 2012 abriu nova fundição sendo esta de ferro.
Em janeiro de 2013 mudou-se de Osascopara Jundiai, em busca de um espaço maior capaz de atender o seu crescimento contínuo.
Atualmente possui 320 funcionários e expandiu no território nacional e hoje alcança também o exterior através dos clientes Borgwarner, Honeywell, entre outros, que utilizam seus componentes para montar seus turbos e posteriormente distribuir para as montadoras.
É visível que o crescimento da Proturbo éconsistente e assim continuará conforme informação do site do Centro de Informação Metal Mecânica, o qual declarou um baixo faturamento no primeiro semestre de 2013, mas no final do ano deu uma retomada





1.1 MISSÃO
Atender o cliente com excelência, cumprindo prazos, com qualidade e menor custo em parceria com fornecedores, visando a satisfação dos clientes e colaboradores.



1.2...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • direito do DIREITO
  • Direito direito
  • Direito
  • Direito
  • Direito
  • Direito
  • Direito
  • Direito

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!