Direito

Páginas: 8 (1760 palavras) Publicado: 23 de novembro de 2013
1º TED - Elaborar uma resenha crítica do filme O MERCADOR DE VENEZA
Autor: Willian Shakespeare
1 – Identificação da obra:

The Merchandt of Venice. Michael Radford, baseado em peça teatral de William Shakespeare. Produção de Cary Brokaw, Michael Cowan, Barry Navidi e Jason Piette. Sony Pictures Classics / California Filmes, 2004 (EUA). 138min. Leg. Port
POTHIER, Robert Joseph. Tratado delos contratos. Buenos Aires: Atalaya, 1948.

2 – Apresentação da obra:
O filme “O MERCADOR DE VENEZA” de Willian Shakespeare, apresenta-se na época do Renascimento marcado pela ascensão do comércio e da burguesia, trata-se de um empréstimo contraído por Antônio, que seria para seu amigo Bassâmio, a um judeu acostumado à prática da usura, emprestando quantias a juros absurdos. Pela perseguiçãosofrida pelos judeus, Shylock poderia se vingar pactuando no contrato, em caso de inadimplemento, como sanção a obtenção de uma libra de carne arrancada de qualquer parte do corpo, Antônio concordou pois possuía barcos mercantes que garantiam o cumprimento da dívida, porém, logo após o acordado, seus barcos foram perdidos em alto mar, não possuindo meios para pagar o judeu. Bassâmio, personagembeneficiado pelo empréstimo, casa-se com Pórcia, uma jovem de recursos financeiros favoráveis, que comovida com ocorrido, fornece os meios necessários para salvar o amigo de seu amado.


3 – Descrição da estrutura:
A obra é dividida em 5 (cinco) focos narrativos que é chamado de Atos, sendo que o Ato I é composto de 3 (três) Cenas, o Ato II de 9 (nove) Cenas, o Ato III de 5 (cinco) Cenas, oAto IV de 2 (duas) Cenas e o Ato V de 1 (uma) Cena. Com relação ao número de páginas é divergente, pois existem várias edições, sendo inciada em 1598, ainda em vida do autor, mas não tendo sido revisado por ele e cada edição possui um quantitativo específico de páginas, permanecendo em torno de 130 a 150 páginas.

4 – Descrição do conteúdo:
A obra acontece na cidade de Veneza na Itália, emmeados do século XVI, dentro de um contexto histórico, onde as atividades econômicas e comerciais passavam por uma significativa ascensão. Sob o aspecto social, existe uma imposição forte de leis e princípios aos estrangeiros, um imenso conflito entre cristãos e judeus, judeus que habitavam na periferia e eram identificados por usarem um bojo vermelho na cabeça.
A peça se inicia com Antonio, ummercador cristão, que tinha todo o seu dinheiro empregado em negócios marítimos, solicitando um empréstimo com o judeu Shylock, um agiota extremamente ganancioso. Shylock impõe como sanção pelo inadimplemento, que caso o dinheiro não seja pago no prazo, terá direito a uma libra de carne de Antonio, devendo ser cortado bem próximo do coração. O empréstimo adquirido foi para o seu amigo Bissamio,pois desejava casar-se com Porcia, uma rica herdeira que vive em Belmonte. Acontece, que o pai de Porcia antes de morrer, deixou um enigma que somente o homem que desvendasse teria direito a mão da filha. Três urnas traziam três frases, aquela que continha dentro o retrato de Porcia, era a escolhida, representando a vitória de Bissamio. O noivado foi selado com um anel dado por Porcia. Nestemomento Graziano (amigo de Bissamio), diz a ele que deseja casar-se com Nerissa, amiga de Porcia.
Shylock descobre que sua filha Jéssica tinha fugido com Lorenzo, levando boa parte de seu dinheiro e jóias, culpando Antonio por ajudá-la a fugir. Ao mesmo tempo, correm rumores em Veneza, que muitos dos navios de Antonio haviam se perdido no mar, impossibilitando o pagamento do empréstimo. Antonioenvia uma carta para Bissamio, contando o ocorrido. Porcia lhe entrega o dobro do valor do empréstimo para quitar a dívida com Shylock e extinguir a execução do contrato. Shylock faz com que prendam Antonio e o levem diante do Duque de Veneza, que é Presidente do Tribunal de Justiça. O Duque pede que perdoe a dívida e deixe Antonio ser libertado, o que não ocorreu. Então o Duque solicita um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • direito do DIREITO
  • Direito direito
  • Direito
  • Direito
  • Direito
  • Direito
  • Direito
  • Direito

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!