Direito

Páginas: 7 (1619 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
Questionário sobre Tuberculose (TB)

01 – Informe quais as recomendações descritas para o controle da tuberculose no Brasil pelo Ministério da saúde em relação à população privada de liberdade. Incluindo ainda os seguintes pontos: situação epidemiológica da TB nas prisões e os fatores que contribui para a alta endemicidade da tuberculose na população privada de liberdade.
R: As recomendaçõespara o controle da tuberculose, encontra-se consubstanciada em leis internacionais e nacionais que definem a responsabilidade do Estado na preservação de sua saúde. A garantia do acesso das População Privada de Liberdade - PPL, as ações e aos serviços de saúde, constitui responsabilidade partilhada pelos, ministérios da Justiça – MJ e da Saúde – MS e sua concretização, implica efetiva parceriaentre as Secretarias de Saúde e de Justiça/Administração Penitenciaria nos níveis estadual e municipal. Para tanto, é fundamental a inclusão da problemática da “Tubercolose nas prisões” na agenda das políticas publicas, conforme recomendação do Fórum Stop TB, 2009.
Ressaltando o ponto em que a epidemiológica da tuberculose nas prisões constitui um importante problema de saúde, especialmente nospaíses de alta e média endemicidade. A frequência de formas resistentes e multirresistentes e também particularmente elevada nas prisões e esta relacionada ao tratamento irregular e a detecção tardia de casos de resistência.
No Brasil, a magnitude do problema é pouco conhecida. A introdução, em 2007,da informação sobre a origem prisional do caso na ficha de notificação de Tubercolose, permitiu umaprimeira avaliação nacional. Assim, a população prisional, que representa apenas 0,2% da população do País, contribuiu com 5% dos casos notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação – Sinan. A prevalência de Tubercolose foi avaliada por meio de inquérito radiológico em prisões do estado do Rio de Janeiro, que mostrou prevalências entre 4,6% e 8,6% na população já encarcerada(SANCHEZ, et al., 2007) e 2,7% no momento do ingresso no Sistema Penitenciário (SANCHEZ, et al., 2009).
Da mesma forma, analisamos também os fatores que contribuem para a alta endemicidade da tuberculose na população privada de liberdade, sendo que foram verificados os fatores relacionados aos indivíduos e sua condição de vida antes do encarceramento, encontrando como resultado as seguintes questões:• População jovem, predominantemente masculina, de baixa escolaridade, oriunda de comunidades desfavorecidas com maior ocorrência de Tubercolose;
• Uso de drogas ilícitas, maior prevalência de infecção pelo HIV;
• Maior frequência de tratamento anterior para Tubersolose;
• Antecedente frequente de encarceramento;
• Dificuldade de acesso aos serviços de saúde e menor oportunidade dediagnostico e tratamento da Tubercolose.

02 – Sobre s DST’s/Aids descreva sobre prevenção e uso de preservativos (sfilis, gonorréia e HIV).

R: É de conhecimento da sociedade, civil e científica, que a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) representa uma ameaça em potencial para a integridade da saúde sob todos os seus aspectos. Diante desse fato, estudiosos dedicam-se a desenvolver drogas afim de contribuir com a sobrevida após a infecção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV).
A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) é mais grave e conhecida das DST. É uma doença emergente, que representa um dos maiores problemas de Saúde Pública da atualidade em virtude de seu caráter pandêmico e à gravidade¹.
Contudo, não se deve negar que a política de saúde preventiva brasileira temrealizado importantes estratégias de combate à disseminação do HIV/AIDS, as quais obtiveram elogios internacionais. Podemos destacar como principais métodos a distribuição universal de medicamentos antiretrovirais, as campanhas que estimulam o uso do preservativo, o controle da qualidade dos hemoderivados dos bancos de sangue e hospitais e a considerável redução da transmissão vertical do HIV....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • direito do DIREITO
  • Direito direito
  • Direito
  • Direito
  • Direito
  • Direito
  • Direito
  • Direito

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!