Direito

Páginas: 11 (2567 palavras) Publicado: 13 de abril de 2011
UMC- Universidades de Mogi das Cruzes
Curso- Direito
Turma- 5º A
Disciplina- Direito Ambiental
Profª. - Tatiana Tucunduva Philippi Cortese
Data: 08 de setembro de 2010.
Grupo cinco

Alunos - Cilene R. O. Lanchotti RGM: 55417
Eva C.S.S. Nascimento RGM: 58032
Sérgio A. Lanchotti RGM: 55418
Rogério D. Alves RGM: 53650Suelen T. Abreu RGM: 58227

A natureza é a arte de Deus. – Sir Thomas Browne.

AGRADECIMENTO

A professora Tatiana Tuncuduva, pelo carinho em todas as aulas; a nossa família e amigos pelo incentivo e apoio de ter a oportunidade de cursar uma graduação e ter acesso a essencial conhecimento de macro relevância à qualidade de vida.
Grupo cinco.PREFÁCIO

Segundo a Lei de Política Nacional do Meio Ambiente, Lei 6.938/81, art.3º, I, prevê definição legal do meio Ambiente como; “conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas”. A perspectiva é, portanto, biocêntrica, (a vida em geral, não só a vida humana, mas todas as espécies, animais evegetais). É constatação fática de que a busca pelo desenvolvimento econômico, tecnológico e social está ocorrendo à custa da degradação e da inutilizarão permanente do ar atmosférico, da água, do solo e subsolo, fauna e flora mundial.
Desde a Conferência de Estocolmo em 1972 na Suécia, as nações passaram a compreender que nenhum esforço, isoladamente, seria capaz de solucionar os problemasambientais do planeta. Nota-se que diante da realidade, não basta à existência dos instrumentos, dos meios, dos mecanismos, de preservação e de conservação administrativa do meio ambiente, sem que haja a cooperação de todos. Assim como define e inova o art.225, da Constituição Federal ao dizer que é responsabilidade de todos, a preservação e a defesa ao meio ambiente, para esta e para as futurasgerações.

Luís Roberto Barroso, O Direito Constitucional e a efetividade de suas normas, Pág. 3 e Alexandre Kiss (doutrinador francês).

BREVE RELATO DO INÍCIO DA TUTELA AO MEIO AMBIENTE, NO BRASIL

Os primeiros passos na história do direito ambiental no Brasil se deram a partir da década de 70 com a conferência das Nações Unidas sobre o meio ambiente, realizada na Suécia em julho de 1972. Foi ummarco relevante, pois é quando algumas pessoas, preocupadas e de formas variadas, passaram a exteriorizar seu inconformismo, sobre as limitações do planeta terra. E isto contribuiu para a conscientização da população e para os estudos agora existentes.
Mas foi na década 80, com a Lei 6.938/81, Lei da política Nacional do meio ambiente e com a entrada em vigor da Constituição federal de 1988,esses dispositivos vieram a tutelar o meio ambiente. Atualmente, no Brasil, é o direito a um ambiente sadio reconhecido como direito fundamental do cidadão, é verídico que ele não está incluído no rol previsto no art. 5º da Lei maior, todavia, nem por isso deixa de assim ser considerado. Os autores como Ingo Wolfgang Sarlet e José Afonso da Silva diz: “é de especial relevância o direito ao meioambiente e à qualidade de vida.
A política Nacional do meio ambiente foi instituída por meio da Lei 6.938/81, com objetivos de promover o desenvolvimento econonômico-social e por meio do poder público, editar políticas públicas que tenham por finalidade a preservação da qualidade ambiental e do equilíbrio ecológico, dentre os princípios do direito ambiental destacando o princípio doplanejamento racional, ou seja, a utilização racional dos recursos naturais, e assim propiciar a sua disponibilidade permanente assegurando o direito das futuras gerações. Conforme prevê art. 225, caput da CF.
A Lei 6.938/81 tem previsto em seu art.9º treze instrumentos da política nacional do meio ambiente. Nesta oportunidade trataremos do zoneamento ambiental, que está previsto na Lei citada no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • direito do DIREITO
  • Direito direito
  • Direito
  • Direito
  • Direito
  • Direito
  • Direito
  • Direito

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!