Direito

Páginas: 4 (909 palavras) Publicado: 20 de novembro de 2011
ANTROPOLOGIA E PODER: DESDOBRAMENTOS Autor: José Manuel de Sacadura Rocha
O autor aponta que as sociedades sem Estado não são sociedades sem práticas políticas, uma vez que a política é um conjuntode atividades humanas planejadas e integradas culturalmente cujo objetivo e a regulação do poder. Mas o que é poder?

ANTROPOLOGIA E PODER: DESDOBRAMENTOS Autor: José Manuel de Sacadura Rocha

Opoder é conceituado por Weber como a “[...] possibilidade de que um homem, ou um grupo de homens, realize sua vontade própria numa ação comunitária até mesmo contra a resistência de outros queparticipam da ação” (2002, p. 126).
WEBER, Max. Classe, estamento, partido. In: ______. Ensaios de Sociologia. Organização

ANTROPOLOGIA E PODER: DESDOBRAMENTOS Autor: José Manuel de Sacadura RochaTodavia, Weber salienta que o poder, bem como as honras, pode ser assegurado pela ordem jurídica, mas, pelo menos normalmente não é sua fonte primordial; a ordem jurídica constitui antes um fatoradicional que aumenta a possibilidade de poder ou honras, mas nem sempre pode assegurá-los.

ANTROPOLOGIA E PODER: DESDOBRAMENTOS Autor: José Manuel de Sacadura Rocha

Assim, a ordem social “[...] é,para nós, simplesmente a forma pela qual os bens e serviços econômicos são distribuídos e usados. A ordem social é, decerto, condicionada em alto grau pela ordem econômica, e por sua vez influi nela.”(WEBER, 2002, p. 127).

ANTROPOLOGIA E PODER: DESDOBRAMENTOS Autor: José Manuel de Sacadura Rocha Percebe-se que o conceito de poder remonta à possibilidade de um homem ou um grupo de homensimporem sua vontade própria no contexto de uma relação social, não importando o fundamento dessa probabilidade e nem se limitando a circunstâncias sociais específicas.

ANTROPOLOGIA E PODER:DESDOBRAMENTOS Autor: José Manuel de Sacadura Rocha
Já a dominação se baseia na probabilidade de obediência a um determinado mandato, podendo ser diversos os motivos da submissão. Trata-se de “um estado de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • direito do DIREITO
  • Direito direito
  • Direito
  • Direito
  • Direito
  • Direito
  • Direito
  • Direito

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!