Direito e logica - filosofia juridica

Páginas: 2 (434 palavras) Publicado: 28 de maio de 2013
DIREITO E LÓGICA: RACIOCÍNIO RAZOÁVEL NO DIREITO - CAP.39

34.1 Lógos e lógica.
O item 34.1 da obra "Curso de Filosofia do Direito" de Eduardo Carlos Bittar relata a origem etimológica da palavraLógica, que surgiu desde o Ocidente e é utilizada até os dias atuais. Embora usada em momentos históricos diferenciados, a essência da palavra busca expressar um estudo ou um conhecimento que surgeatravés de algo ou circunstância. Levando em conta que a linguagem, seja ela uma linguagem-discurso ou uma linguagem-pensamento que levam o indivíduo a expressar um pensamento e/ou raciocínio, sendo,portanto um ato de conhecer ou buscar a compreensão a respeito de algo, torna-se por fim o objeto de estudo da Lógica. Para existir a Lógica, é necessária a relação entre a ideia e o exercício doraciocínio concretizado.
34.2 Uma lógica propriamente jurídica.
A sessão 34.2 inicia-se evidenciando a distinção que existe entre lógica formal e lógica jurídica. Segundo o autor, a constituição de umalógica jurídica é radicalmente diferente da constituição da lógica formal, pois enquanto a lógica formal parte de princípios, juízos absolutos, imutáveis e incontestáveis, a lógica jurídica parte dejuízos de valor, e, portanto, mutáveis, contestáveis, instáveis. Sendo assim, a aplicabilidade de uma lógica formal no contexto jurídico seria inviável. Desse modo, a melhor opção para uma lógica jurídicaé o que o autor denomina por lógica razoável.
A compreensão de que uma norma jurídica imputa ao indivíduo uma tipificação de conduta a ser tomada e exercida, denominada por um ato de dever-ser, oautor atribui-lhe também a interpretação do indivíduo para com essa ação tomada e sua eficácia. É a partir daí, que o autor relata o teor da importância da interpretação individual. Tal interpretaçãodefinirá um hábito jurídico aplicável a hipóteses similares de um caso semelhante. No texto, o autor a denomina por atividade decisória ou lógica-jurídico-decisória. Eles serão fundamentais para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • DIREITO E FILOSOFIA JURÍDICA CLASSICA.
  • Epistemologia jurídica e Filosofia do Direito
  • Direito
  • Filosofia do direito vs dogmatica juridica
  • Objeto da filosofia do direito, ciência do direito e da tecnica jurídica
  • Logica juridica
  • Lógica Jurídica
  • Logica Juridica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!