Direito e legislação

Páginas: 9 (2244 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2012
UNIVERSIDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL
Campus ABC

Engenharia Elétrica / Produção – 3º Semestre 2012

DIREITO E LEGISLAÇÃO

ATIVIDADE COLABORATIVA

Aula-tema 03: DIREITO CONSTITUCIONAL

Componentes do grupo:

São Paulo, 22 de Abril de 2012

INTRODUÇÃO

Através de pesquisas e entrevistas realizadas, listamos duas das necessidades e sugestões que o cidadão considera como os problemasque mais os afligem nos dias de hoje. Aproveitamos para abordar as principais causas desses problemas apresentados.

EXEMPLO 1

Passo 1
Por meio de pesquisas e entrevistas, liste as necessidades e sugestões do cidadão diante do tema escolhido. Depois, aborde os principais problemas que envolvem o tema.

Definição do tema escolhido pelo grupo: A Criminalidade.

Passo 2

Elaboreperguntas que direcionem a pesquisa ou a entrevista para a caracterização do problema principal.
Por que existe tanta criminalidade, como por exemplo, no estado de São Paulo?
Por que a criminalidade cresce cada dia mais?
Por que muitos jovens trocam o estudo pelo mundo do crime?
Por que a policia não consegue combater o crime no Brasil?
Por que hoje em dia criminosos possuem armamentos melhores queos da policia?

Passo 3
Após o estabelecimento do problema central, desenvolva de forma clara e objetiva os tópicos ou subtemas que devem ser abordados em sua cartilha. O grupo estabeleceu que existem dois quesitos básicos responsáveis pela Criminalidade no país:

1° Racismo
2° Desigualdade social

Passo 4

Em cada subtema escolhido você deve focar: o problema, os motivos e o que fazer.É necessário pesquisar o que as entidades e órgãos destinados tem feito com relação ao tema e o que a Lei diz sobre ele.

RACISMO NO BRASIL
O racismo no Brasil tem sido um grande problema desde a era colonial e escravocrata imposta pelos colonizadores portugueses. Uma pesquisa publicada em 2011 (UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro), indica que 63,7% dos brasileiros consideram que araça interfere na qualidade de vida dos cidadãos. Para a maioria dos 15 mil entrevistados, a diferença entre a vida dos brancos e de não-brancos é evidente no trabalho (71%), em questões relacionadas à justiça e à polícia (68,3%) e em relações sociais (65%). O termo apartheid social tem sido utilizado para descrever diversos aspectos da desigualdade econômica, entre outros no Brasil, traçando umparalelo com a separação de brancos e negros na sociedade sul-africana, sob o regime do apartheid.
O resultado da pesquisa, elaborada em 2008, não é exatamente uma surpresa em um país onde, apesar de ser apenas metade da população brasileira, os negros elegeram pouco mais do que 8% dos 513 representantes escolhidos na última eleição. Além disso, o salário de um homem branco no Brasil é, em média,46% superior em relação ao de um homem negro, o que também pode ser explicado pela diferença de educação entre esses dois grupos.

Daqueles que ganham menos de um salário mínimo, 63% são negros e 34% são brancos. Dos brasileiros mais ricos, 11% são negros e 85% são brancos. Em uma pesquisa realizada em 2000, 93% dos entrevistados reconheceram que existe preconceito racial no Brasil, mas 87% dosentrevistados afirmaram que mesmo assim nunca sentiram tal discriminação. Isto indica que os brasileiros reconhecem que há desigualdade racial, mas o preconceito não é uma questão atual, mas algo remanescente da escravidão. De acordo com Ivanir dos Santos (especialista do ex-Ministério da Justiça sobre assuntos raciais), "há uma hierarquia de cor da pele onde os negros parecem saber seu lugar."Para a advogada Margarida Pressburger, membro do Subcomitê de Prevenção da Tortura da Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil ainda é "um país racista e homofóbico."

O problema: infelizmente ainda há muita desigualdade social, econômica provocada dentre outras coisas pelo tom de pele das pessoas. Cabe ressaltar também que conforme a pesquisa elaborada pela UFRJ em 2008 e divulgada no ano...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Direito e legislação
  • Direito e legislação
  • Direito e legislaçao
  • Direito e legislação
  • Direito legislação
  • Direito e legislação
  • Direito e legislação
  • direito e legislaçao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!