Direito e cinências afins

Páginas: 8 (1963 palavras) Publicado: 26 de maio de 2011
e c Direito e
Ciências Afins

Nome – Lucas de Sousa Varela
Turma – CC016
Prof. – Jorge Filho

- INTRODUÇÃO

Direito é um curso pertencente das áreas humanas que se faz para exercer a Advocacia, e Ciências afins são todas as outras Ciências da área das Humanas que pertencem ao mesmo ramo do Direito, exatamente por serem Humanas.


Ciências Humanas. Disciplina que estudacomportamento individual ou coletivo do homem do passado e do presente.

- Antropologia
É o estudo do homem como ser biológico, social e cultural. Sendo cada uma destas dimensões por si só muito ampla, o conhecimento antropológico geralmente é organizado em áreas que indicam uma escolha prévia de certos aspectos a serem privilegiados como a “Antropologia Física ou Biológica” (aspectosgenéticos e biológicos do homem), “Antropologia Social” (organização social e política, parentesco, instituições sociais), “Antropologia Cultural” (sistemas simbólicos, religião, comportamento) e “Arqueologia” (condições de existência dos grupos humanos desaparecidos). Além disso podemos utilizar termos como Antropologia, Etnologia e Etnografia para distinguir diferentes níveis de análise outradições acadêmicas.
Qualquer que seja a definição adotada é possível entender a antropologia como uma forma de conhecimento sobre a diversidade cultural, isto é, a busca de respostas para entendermos o que somos a partir do espelho fornecido pelo “Outro”; uma maneira de se situar na fronteira de vários mundos sociais e culturais, abrindo janelas entre eles, através das quais podemos alargar nossaspossibilidades de sentir, agir e refletir sobre o que, afinal de contas, nos torna seres singulares, humanos. 

- Economia
Economia é o estudo de como os homens e a sociedade decidem, com ou sem a utilização de dinheiro, empregar recursos produtivos escassos, que poderiam ter aplicações alternativas, para produzir diversas mercadorias ao longo do tempo e distribuí-las para consumo, agora eno futuro, entre diversos pessoas e grupos da sociedade. Ela analisa os custos e os benefícios da melhoria das configurações de alocação de recursos.
A economia é uma ciência?
Uma das características de qualquer ciência é o uso do método científico e a habilidade de estabelecer hipóteses e fazer predições que possam ser testadas com dados empíricos onde os resultados são passíveis derepetição e demosntráveis para outros quando as mesmas condições estão presentes. Em um certo número de áreas aplicadas, experimentos em economia tem sido conduzidos: o que inclui os sub-campos da economia experimental e comportamento do consumidor, focados na experimentação usando sujeitos humanos; e o sub-campo da econometria, focada em testar hipóteses quando os dados estatísticos não são gerados emexperimentos controlados. No entanto, de forma parecida com o que se dá em outras ciências sociais, pode ser difícil para economistas conduzirem certos experimentos formais devido a questões práticas e morais envovlendo sujeitos humanos.

- Geografia Humana
A Geografia Humana é o estudo dos grupamentos humanos em suas relações com o meio geográfico. A expressão de meio geográfico é maiscompreensiva que a de meio físico; ela engloba não somente as influências naturais que podem-se exercer, mas ainda uma influência que contribui para formar o meio geográfico, o ambiente total, a influência do próprio homem. No início de sua existência, a Humanidade foi certamente escrava, pela sua dependência da natureza. Porém, o homem nudus et inermis não tardou a tornar-se, graças àsua inteligência e à sua iniciativa, um elemento que exerce sobre o meio uma ação poderosa. Torna-se um agente da natureza transformando a fundo a paisagem natural, criando associações novas de plantas e animais, os oásis para as culturas de irrigação, as formações vegetais como o matagal e a charneca em detrimento da floresta. E essas transformações se estenderam por diversas regiões porque há,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Direito e afins
  • direito e outras realidades afins
  • Direito e as ciencias afins
  • ESTUDO DIRIGIDO PARA INTRODUÇÃO DE CINÊNCIA AO DIREITO 2
  • Cinencias
  • cinencias
  • afins
  • afins

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!