direito processual penal

Páginas: 29 (7244 palavras) Publicado: 9 de agosto de 2013
processo Penal
PROCESSO PENAL - AS SUAS FASES
 
1) INQUÉRITO: Fase obrigatória de investigação que se inicia sempre que há notícia da prática de um crime

 
 
2) INSTRUÇÃO: Fase facultativa requerida pelo arguido ou pelo assistente (nunca pelo MP)

 
Actos de instrução: actos de investigação e de recolha de provas ordenados pelo juiz, com vista a fundamentar a decisão instrutória.Debate instrutório: diligência com intervenção do MP, arguido e assistente, que visa permitir uma discussão perante o juiz sobre a existência de indícios suficientes para submeter o arguido a julgamento.
Decisão instrutória: decisão proferida pelo juiz após o encerramento da instrução.
Despacho de pronúncia: decisão instrutória que decide avançar com o processo para julgamento, porquanto foramrecolhidos indícios suficientes de se terem verificado os pressupostos de que depende a aplicação ao arguido de uma pena.
Despacho de não pronúncia: decisão instrutória que decide não avançar com o processo para julgamento, dado que não foram recolhidos indícios suficientes de se terem verificado os pressupostos de que depende a aplicação ao arguido de uma pena.
 
 
3) JULGAMENTO

 
Fim: aquiserá produzida prova, será apreciada e debatida a matéria de facto apresentada, sendo depois discutida a questão jurídica e finalmente proferida uma decisão (sentença no caso de tribunal singular; acórdão no caso de tribunal colectivo ou de júri).
A audiência é pública: regra geral, os locais onde se realizam as audiências de julgamento devem estar abertos ao público em geral, bem como asaudiências podem ser relatadas publicamente, mesmo pelos órgãos de comunicação social.
A audiência é contraditória: significa a oportunidade que é dada a todo o sujeito processual de intervir no decurso do processo, apresentando as suas razões e podendo contestar as razões dos outros sujeitos.
 
 
4) RECURSOS (fase eventual)

 
Recurso ordinário: pressupõe que a decisão recorrida ainda nãotransitou em julgado, isto é, que ainda é susceptível de recurso. O recorrente (quem recorre) necessita de ter legitimidade, estar em tempo (prazo) e a decisão ser susceptível de recurso (admissibilidade).
Recurso extraordinário: destina-se a reparar uma grave injustiça cometida através de uma decisão judicial já transitada em julgado.
 
 
5) EXECUÇÃO DAS PENAS

 
INQUÉRITO
 
O que é oinquérito?
R: Primeira fase do processo penal, onde se faz a investigação e recolha de provas sobre a existência de um crime e as pessoas que o praticaram; a direcção do inquérito pertence ao Ministério Público auxiliado pelas polícias.
 
Qual é a duração máxima do inquérito?
R: Em regra, o Ministério Público encerra o inquérito, arquivando-o ou deduzindo acusação, nos prazos máximos de seis meses, sehouver arguidos presos ou sob obrigação de permanência na habitação, ou de oito meses, se os não houver.
 
O que é um crime?
R: Comportamento voluntário do qual resulta a violação de normas penais - contidas no Código Penal ou em legislação avulsa - que visam proteger e salvaguardar os bens jurídicos fundamentais à sobrevivência da sociedade, como por exemplo, a vida, a integridade física e odireito de propriedade.
 
O que significa notícia do crime?
R: Informação de que foi praticado um crime; para que o Ministério Público possa iniciar o processo penal é necessária esta informação que pode ser obtida por modos diversos: por conhecimento próprio, por intermédio dos órgãos de polícia criminal ou através de denúncia.
 
O que é um auto de notícia?
R: Documento elaborado pelosjuízes, magistrados do Ministério Público ou pelas polícias, sempre que tenham presenciado qualquer crime de denúncia obrigatória; dá início a um processo de investigação.
 
O que são autoridades judiciárias?
R: São autoridades judiciárias o juiz, o juiz de instrução e o Ministério Público.
 
O que se entende por Ministério Público?
R: Entidade, formada por um corpo de magistrados, que exerce...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ação Penal
  • Direito Processual Penal
  • DIREITO PROCESSUAL PENAL
  • Direito processual Penal
  • Direito processual penal
  • Direito processual penal i
  • Direito Processual Penal
  • Trabalho Direito Processual Penal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!