Direito processual civil

Páginas: 2 (481 palavras) Publicado: 13 de junho de 2013
PERGUNTA: HAVENDO COINCIDÊNCIA ENTRE O NOME EMPRESARIAL E MARCA, PARA QUAL DOS DOIS PREVALECERÁ A PROTEÇÃO? JUSTIFIQUE NA DOUTRINA E NA JURISPRUDÊNCIA.

RESPOSTA:
Marcas e nomes empresariais sãosemelhantes, por vezes se confundem, mas são claramente diversos em se tratando de suas finalidades. A marca identifica os produtos e serviços prestados, já o nome empresarial, via de regra,identifica o próprio empresário, a pessoa que exerce a sua atividade no ramo empresarial. A marca, para ter sua proteção, é preciso ser registrada no órgão competente, ou seja, no INPI (Instituto Nacionalde Propriedade Industrial, autarquia federal, o nome empresarial, por sua vez, tem sua proteção restrita aos Estados da Federação, onde está a Junta Comercial, autarquia estadual ou repartição públicapertencente à Administração Pública direta, dependendo do estado da Federação em que esteja situada e de onde foi, devidamente, registrado. Apesar das mencionadas diferenças, tanto a marca, quanto onome empresarial estão sujeitos a causar confusões entre os seus consumidores, fornecedores e financiadores e acontecendo, isso, os mesmos acabam tendo que se submeterem à análise do PoderJudiciário, o qual buscará estabelecer alguns parâmetros para a solução dos referidos conflitos.
Por vezes, a marca tem uma proteção maior que os nomes empresariais, devido ao seu longo alcance territoriale capacidade difusora, passando a se tornarem mais conhecidas como é o caso da marca que tem alto renome, caso em que, havendo conflito entre os mesmos, por ter renome será decido em favor da marca.Mas, quando há uma coincidência e/ou similaridade entre marca e nome empresarial e aquela não possui alto renome, o conflito se mostra inevitável, pois ambas são formas distinguidoras queindividualizam partes importantes da atividade empresaria. Havendo a lide em relação ao exposto, atualmente, o Superior Tribunal de Justiça incluiu mais um critério que seja princípio da especialidade e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • direito processual civil
  • Direito processual civil
  • Direito processual civil i
  • direito processual civil
  • Direito Processual Civil II
  • Direito Processual Civil
  • DIREITO PROCESSUAL CIVIL II
  • direito processual civil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!