Direito Positvi E Natural

351 palavras 2 páginas
Direito Natural Direito Positivo
Entre o direito natural e o direito positivo existem grandes diferença,mesmo os dois sendo direitos são diferentes. O direito positivo é imposto pelo Estado já o direito natural e anterior e superior ao Estado,o direito positivo esta na razão do ser humano.
A distinção entre os dois direito, está na vigência de seu tempo e seu território.Pois o direito positivo é valido por determinado tempo e em um determinado local alem de ser um conjunto de normas jurídicas buscando, seu fundamento está na estabilidade e na ordem social. O direito positivo é o conjunto de regras jurídicas que podem ser escrita e não escrita,Mesmo aparecendo desde o começo da civilização,se tornou mais forte como esquema da segurança a partir do séculoXIX.
Já o direito natural não tem prazo de validade e é valido universalmente e imutavelmente em todo seu tempo.O direito natural vem da natureza da essência, pode vir da natureza, vontade de Deus racionalidade do ser humano, é um direito de todos os homens e é universal.O direito natural é aquilo que nossa consciência acredita, é baseado no mais intimo da natureza humana sendo coletivo ou individual, essa função é uma espécie de equilibro para às atividades de processo de criação de leis do Estado.
O direito positivo tem em seu fundamento a estabilidade e a ordem da sociedade. O natural tem princípios fundamentais, que faz à ideia de Justiça.Então, há sim uma justiça natural e outra justiça que não é natural. E pode se ver quais as coisas, são dessa maneira por natureza, e quais as que não são naturais, e sim com fundamentos legais e convencionais, embora sejam todas igualmente mutáveis,o direito positivo é o ato de vontade sendo imposto pelo Estado enquanto o direito natural nunca depende de lei alguma é espontâneo autônomo.
Concluímos que o direito natural é o que permite valorizar o direito positivo e medir sua parte na justiça.Mas claramente o direito natural é aquilo que vem do que a nossa consciência

Relacionados