DIREITO NATURAL E DIREITO POSITIVO

Páginas: 4 (776 palavras) Publicado: 6 de dezembro de 2013
DIREITO NATURAL E DIREITO POSITIVO

A Filosofia do Direito tem como tema recorrente o estudo do Direito Natural, assim como do Direito Positivo. Neste artigo serão considerados aspectos históricosdas relações entre Direito Natural e Direito Positivo, sendo que serão ressaltados os fundamentos dos mesmos.  O cotejo entre naturalismo e positivismo será analisado de maneira a tornar fácil oentendimento dos conceitos e fundamentos, assim como as opiniões de alguns pensadores. 
A Filosofia do Direito já que trata freqüentemente do assunto referido, nos proporciona condições de análise dediversas formas que são essenciais para a formação de acadêmicos.  Neste estudo, analisaremos a evolução dos pensamentos, as teorias fundamentadoras tanto do Direito Positivo como do Direito Natural, ealguns dos principais pensadores positivistas bem como naturalistas. 
Deve-se observar também que o jusnaturalismo possui função de ordenar e sustentar o positivismo, já que este não éauto-suficiente, necessitando de legitimidade, e esta legitimidade encontra-se aparente no Direito Natural. 

Enquanto isso, o Direito Positivo é o que estabelece as ações a seremcumpridas, indiferentemente do conhecimento de cada individuo, as ações são reguladas através das normas e por este motivo devem ser desempenhadas do modo prescrito na norma. 

O assunto tratadoé de interesse de todos os cidadãos, independente de espaço, razão pela qual se justifica o estudo e a importância do assunto. 
Na atualidade o conhecimento acerca do Direito Positivo e do DireitoNatural é importante dada a preocupação do homem moderno diretamente com o individuo, suas condições particulares, suas diferenças. 

Importante também lembrar que os chamados DireitosHumanos, ou Direitos Fundamentais, em sua maioria surgem da natureza do ser humano, constituindo assim formulações históricas acerca do Direito Natural. Mas o Direito Natural não pode reduzir-se apenas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Direito natural e direito positivo
  • DIREITO NATURAL E DIREITO POSITIVO
  • Direito natural e direito positivo
  • Direito natural e direito positivo
  • Direito natural e direito positivo
  • Direito natural e direito positivo
  • Direito positivo e direito natural
  • Direito natural e direito positivo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!