DIREITO MARITIMO

Páginas: 18 (4342 palavras) Publicado: 11 de maio de 2014





Índice


Transporte Marítimo _____________________ 4-5

Key-Words ______________________________ 6

Deveres ______________________________ 7-8

Direitos _______________________________ 9-13

Conclusão _______________________________ 14


Bibliografia_______________________________ 15





Transporte Marítimo

Começo por iniciar este estudo referindo que escolhipara a elaboração do trabalho da disciplina de Direito Marítimo, ao Direitos e Deveres do transportador no âmbito do contrato de transporte de mercadorias por mar ao abrigo de conhecimento de carga. Irei referi-los numa visualização de transportador/armador.
A importância que hoje em dia tem o transporte na nossa sociedade. O transporte assenta na ideia de movimentação de pessoas e de bens. Deacordo com a realidade a transportar, o transporte diz se de mercadorias ou de passageiros. Este último abrange, ainda, a bagagem que acompanhe os passageiros em causa. No transporte, em sentido técnico jurídico, procede se à deslocação voluntária e promovida por terceiros, em termos organizados, de pessoas ou de bens, de um local para o outro.
Antigamente, muitos dos meios de transporte maisutilizados hoje em dia, não existiam. Os seres humanos demoravam muito tempo a deslocarem-se de um lado para o outro. Chegavam a demorar anos quando precisavam de percorrer longas distâncias. As deslocações para além de muito demoradas eram muito perigosas, pois tinham que enfrentar acidentes geográficos quase intransponíveis como rios, pântanos ou montanhas, como, ainda, condições atmosféricasadversas. Hoje em dia, o Homem quase que ultrapassou as forças da natureza, deslocando-se na água com mais à vontade, tudo graças à evolução das ciências abrangentes e tecnologias.
Nas sociedades industriais e pós industriais, o transporte desempenha uma função vital. A divisão do trabalho leva a que tudo tenha de ser transportado: as matérias-primas para os locais de processamento; os materiaisprocessados para as unidades de fabrico; as peças fabricadas para os locais de montagem; os equipamentos para os locais de distribuição e de venda; os bens diversos, para a residência dos consumidores; os lixos e os materiais usados, para os centros de reciclagem ou de guarda final. 
A evolução do comércio está atrelada ao desenvolvimento de diferentes tipos de transporte, pois o incremento ecrescimento dos negócios originaram a busca por novos e mais eficazes meios de transporte.
O transporte de cargas com a globalização vem sendo objeto de inovações e especializações contínuas. As cargas podem ser transportadas de acordo com as suas características adequando-se aos meios rodoviário, ferroviário, aéreo e marítimo tanto no comércio regional como no comércio internacional. O constantecrescimento do transporte marítimo e suas inovações aparecem como meios de conquistar novos mercados respondendo com rapidez às mudanças por eles impostas.
O transporte marítimo tem grande importância nas trocas comerciais entre os países. A maior parte do comércio internacional de mercadorias é feita por via marítima. Em Portugal, cerca de 80% do comércio internacional de mercadorias é feito por viamarítima. A esta utilização do transporte marítimo não é alheia a localização geográfica do nosso país. Este meio de transporte revela-se vantajoso no tráfego de mercadorias pesadas e volumosas, a longas distâncias, com preços relativamente económicos, revelando-se muitas vezes o único possível quando se trata de trajectos intercontinentais.
No transporte de mercadorias há de se convir da existênciade três sujeitos. O primeiro sujeito é o remetente, aquele que irá entregar a coisa ao segundo sujeito e demandará o local a ser entregue. O segundo sujeito é o transportador, sujeito que irá receber do remetente a coisa e promoverá o transporte até o terceiro sujeito. O terceiro e último sujeito é o destinatário, também chamado de consignatário, é o sujeito que irá receber a coisa das mãos do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Direito maritimo
  • Direito marítimo
  • Direito Marítimo
  • Direito maritimo
  • direito maritimo
  • Direito Maritimo
  • direito marítimo
  • Direito Marítimo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!