direito fiscal

Páginas: 7 (1550 palavras) Publicado: 8 de outubro de 2013
ETICA FAMILIAR

  Atualmente nos tornamos reféns dos acontecimentos, das opiniões, dos modismos e da própria sociedade, na educação dos nossos filhos.
Há tempos atràs a educação ética era essencialmente dada em casa , no seio da família que por sua vez passam por modernas concepções e conceitos éticos em sua base , diante várias transformações da sociedade. Como por exemplo, no caso doaumento de pais separados , em que o filho já não tem a mesma estrutura como na maior parte dos modelos de famílias de antigamente , contendo o pai e mãe nesse mesmo espaço . 
          Portanto esse conceito altera-se de forma continua. Mas apesar disso a inclusão da ética familiar ainda continua sendo o núcleo fundamental para a vida em sociedade.  É ainda na base familiar em que resgatamos osvalores essências da convivência civil, como a dignidade da pessoa humana, a confiança mútua, o bom uso da liberdade, o dialogo, a solidariedade, a obediência e o respeito as autoridades tanto no âmbito profissional quanto nos demais ramos de sua vida , que  estão diretamente ligadas a formação que este recebeu em seu convívio familiar.
Pode-se conceituar  ética familiar como uma agregação de normasque envolvem todas as pessoas de uma família,do ponto de vista do bem e do mal, visando o compromisso com o respeito e a valorização da família podendo abragir essa condição como base para todos âmbitos da vida.

De início é preciso lembrar que a palavra ética é derivada do grego “ethos”, que significa “a casa”, “o lar” e que, portanto tem tudo a ver com família, com a organização da vida e dasociedade. É bom lembrar também, que a ética sempre foi (e hoje ainda mais), questão de grande relevância para o convívio social, considerando-se suas características e os vários aspectos que a envolve. É certo que em toda nossa história, nunca houve ocasião mais oportuna para se tratar da questão, como nos dias atuais, reconhecendo para isso que estamos realmente enfrentando uma séria crise ética.Agora, contrariando frontalmente o que sempre ensinaram as normas e os princípios que norteiam a boa conduta humana/cristã, tudo é valido, tudo é permitido, tudo é normal, tudo é tolerado. Sexo livre, separações precoces, novas uniões, uniões de pessoas do mesmo sexo, tudo é aceito. 
A família brasileira tradicional, iniciada antes com seriedade através do noivado, depois consolidada pelocasamento, hoje praticamente existe apenas na memória dos mais velhos. A família constituída de esposos e filhos está se tornando coisa rara. É tida como coisa arcaica e constantemente vilipendiada, ridicularizada e abalada em seus legítimos alicerces. O que agora conta é apenas o gozo, as festas, a fama, o “status”, o dinheiro e outros que tais. Valores morais, éticos, virtudes, qualidades nãointeressam. O prazer é o carro chefe que arrasta tudo consigo.  
Diante disto, alguém poderia dizer: ora, retratar a realidade e apontar os erros é relativamente fácil. Difícil é diagnosticar o problema e indicar as soluções e até colocá-las em prática se for de sua competência. Pois bem. Diante dessa realidade, então de quem é a tarefa de recolocar a ética familiar em seu devido lugar? Apenas dos doutos(filósofos, sociólogos, etc.) e das autoridades, ou é de todos nós? O bom senso indica que o trabalho não deve ser apenas de alguns, mas de todos e de cada um em particular.
Portanto, se isso é verdade, a cada um de nós está reservado o direito de emitir sua opinião sobre um ou outro aspecto da questão e colocar o que entende ser razoável e possível fazer. Assim, hoje queremos comentar, semgrandes pretensões, a questão das responsabilidades e dos deveres dos pais no que tange à formação de seus filhos, em especial face aos perigos que a tecnologia eletrônica representa. Falamos da mídia em geral, mas particularmente da televisão e da internet. A presença massificante da TV na vida da família é coisa inegável. Não aceitar essa verdade, é claro, depende da liberdade de escolha de cada um....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Direito fiscal
  • Direito Fiscal
  • Direito fiscal
  • Direito fiscal
  • direito fiscal
  • Direito fiscal
  • Direito fiscal
  • direito fiscal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!