Direito empresarial - Nead - Atividade 01 - Endyara W. Hertel

469 palavras 2 páginas
1 – Como se deu a formação Histórica do Direito Comercial e o Fracionamento do Direito Privado?
A formação história do direito comercial foi marcada com a passagem da idade média para a moderna e com o declínio das atividades econômicas agrárias, sendo assim, o comércio passou a ser desenvolvido pelas famílias tradicionais burguesas e criando assim a corporação de ofício. Na revolução francesa houve o fim das corporações devido a democratização criando o primeiro código comercial do mundo, assim os estados regravam o comercio, e logo o direito comercial tratava-se apenas das relações de compra e venda de mercadorias.
O fracionamento do direito privado, deu-se por que o direito empresarial teve que manter relações específicas com o direito privado, sendo assim fracionando em várias áreas, tais como, direito civil, direito tributário, direito do trabalho, direito econômico, direito penal e processual e direito internacional.
2 - Quais foram os fatores que desencadearam a transformação do Direito Comercial em Direito das Empresas? Justifique com base na bibliografia pertinente.
O fracionamento do direito privado, pois o direito empresarial teve que manter relações específicas com o direito privado, sendo assim fracionando em várias áreas.
3 – Dentro da sociedade organizada pelo Estado de Direito, somos sujeitos de direitos e obrigações. Nesse diapasão responda quais as influências dos diversos ramos do Direito sob uma organização empresarial e exemplifique cada uma.
O cosmopolitismo, que é responsável por acordo internacionais e alterável. O informalismo, com empresas cada vez mais atualizadas, sendo assim abrangendo um sistema de leis sem formalismo excessivo. A onerosidade, que visa o lucro da empresa e o Fragmentarismo, que diz respeitos as normas comerciais fragmentados em diplomas legais.
4- Quais são os elementos do estado democrático do direito?
Os princípios fundamentais do Estado brasileiro constituem o substrato necessário para que adequadamente

Relacionados