Direito econômico e concorrência

Páginas: 3 (637 palavras) Publicado: 22 de agosto de 2011
SÍNTESE DO ACÓRDÃO DO STF

A jurisprudência trata-se uma arguição de descumprimento de preceito fundamental, que foi julgada pelo STF, no dia 15/06/2006, sobre a constitucionalidade do monopóliodos serviços postais que vem sendo exercido pela ECT — Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, fato este provocado pela Abraed — Associação Brasileira das Empresas de Distribuição. Segundo osadvogados da entidade, a Constituição de 1988 não teria recepcionado a Lei 6.538, de 1978, que regulamentou o monopólio, e que por conta dessa lei, as empresas privadas têm sido pressionadas, inclusive comforça policial, uma vez que, além de definir o monopólio, o texto prevê multa e detenção para quem furar o bloqueio da União.
Essa ferramenta de controle concentrado de constitucionalidade foicriada pela Constituição Federal de 1988, denominada de arguição de descumprimento de preceito fundamental (ADPF), uma inovação introduzida pelo legislador constitucional, no artigo 102, parágrafo único.Com a Emenda Constitucional nº 03/93, ocorreu um acréscimo de parágrafos ao artigo 102 da Carta Magna, e a argüição de descumprimento de preceito fundamental passou a ser tratada em seu artigo 102,§1º, da seguinte forma:
Art. 102, § 1º."A argüição de descumprimento de preceito fundamental, decorrente desta Constituição, será apreciada pelo Supremo Tribunal Federal, na forma da lei".
A ADPFdestina-se a proteger os preceitos fundamentais. Estes preceitos fundamentais são aqueles que estão ligados diretamente aos valores supremos do Estado e da Sociedade. Preceito fundamental não significa omesmo que a expressão princípio fundamental. Trata-se de conceito mais amplo, abrangendo todas as prescrições que dão sentido básico à ordem constitucional. Assim, pode-se conceituar preceito fundamentalcomo toda norma constitucional – norma princípio ou norma regra – que serve de fundamento básico para a conformação e preservação da ordem política e jurídica do Estado. Pode-se dizer que o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Direito econômico e da concorrência
  • Direito da concorrencia
  • direito de concorrência
  • Direito da Concorrência
  • Direito da concorrencia
  • A concorrência desleal
  • Direito econômico
  • direito economico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!