DIREITO DO TRABALHOOOOOOOO FACU

338 palavras 2 páginas
Desde os tempos mais remotos, o homem trabalhava para suprir as suas necessidades básicas. Dessa forma, acabava por lutar contra as dificuldades e as adversidades do meio ambiente no qual se encontrava inserido, além de travar uma verdadeira “guerra pela sobrevivência” com os mais diversos animais, ferozes e famintos, os quais disputavam entre si, e com os demais seres, por alimento.
As relações de trabalho existem desde a Pré-História. Primeiro, com a busca pelas suas próprias coisas e, posteriormente, com o trabalho escravo durante a Idade Média. Apesar dos direitos, nesse período, terem sido limitados, a figura do trabalhador foi evoluindo: surgiram entidades que representavam os produtores e trabalhadores e as lutas entre as classes surgiu o sindicalismo
No início do século XIX, o sentimento de revolução fazia parte da classe trabalhadora. Os operários começam a reivindicar seus direitos e a exigir qualidade de vida no trabalho, sem que houvesse a perda de liberdade, fato que antes ocorria com os escravos e a dignidade.
Direito do Trabalho em nosso país deu-se por movimentos descendentes, ou seja, o direito foi instituído de cima para baixo, do Governo para a coletividade, diante da inexistência de luta de classes. A questão social não era suficientemente forte para causar lutas ou pressões. À época, o país não possuía uma atividade operária densa, e sim agrária, corroborando para a falta de associações profissionais de representatividade dos obreiros.
O Direito do Trabalho sofreu profundas transformações através dos tempos, nunca deixando de acompanhar, necessariamente, as mudanças políticas, econômicas e sociais.
O direito trabalhista, também chamado de direito do trabalho ou laboral, é o ramo do direito que regula as relações existentes entre empregados e empregadores. Ela é estabelecida por meio de um conjunto de normas regidas pela Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, a Constituição Federal (um conjunto de leis superior às outras no caso do sistema

Relacionados