Direito de personalidade

Páginas: 3 (543 palavras) Publicado: 1 de fevereiro de 2015
1. DIREITOS DA PERSONALIDADE


Com a promulgação da Declaração Universal de Direitos do Homem, em 1948, ficou evidente em um cenário mundial, a importância de normas para a proteção dos direitosda personalidade, após isto estas idéias passaram a integrar os textos constitucionais de diversos sistemas jurídicos. O novo Código Civil logo no seu início proclama a idéia de pessoa e os direitosda personalidade.
Podemos definir como Direitos da Personalidade aqueles direitos que garantem a dignidade da pessoa humana, velando pelos aspectos físicos, psíquicos e intelectuais, dentre outrostão valiosos que não se pode atribuir valores econômicos, porque dizem respeito à própria condição de pessoa. Os Direitos da Personalidade são intransmissíveis e irrenunciáveis, seu exercício não podesofrer limitação nem mesmo pelo seu próprio titular, com exceção de casos previstos em lei.
“Cada direito da personalidade corresponde a um valor fundamental, a começar pelo do próprio corpo, que é acondição essencial do que somos, do que sentimos, percebemos, pensamos e agimos”¹. É vedado o ato de disposição do próprio corpo, quando importar diminuição permanente da integridade física oucontrariar os bons costumes, salvo por exigência médica, porém, mesmo em caso de exigência médica, ninguém é obrigado a submeter-se a intervenção cirúrgica ou tratamento, caso esta/este exponha sua vida arisco. Já em caso de corpo morto é valida sua disposição gratuita no todo ou em parte, mas somente para fim científico ou altruístico.
A seguir, o Código Civil faz menção ao nome, nele estácompreendido o prenome e o sobrenome. “O nome, mais que uma forma de identificação da pessoa em seu meio de convívio, faz-se necessário na medida em que é preciso identificar socialmente todo titular de umarelação jurídica não somente diante da comunidade em que se encontra inserido, mas também do Estado.”² Pelos diversos fatores que atribuem enorme importância ao nome, sua alteração é possível somente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Direito de personalidade
  • Direito da personalidade
  • direitos da personalidade
  • Direitos da personalidade
  • Direitos da Personalidade
  • direito da personalidade
  • Direito da Personalidade
  • Direitos da Personalidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!