Direito de greve

Páginas: 9 (2042 palavras) Publicado: 29 de setembro de 2014
Introdução

A palavra greve origina-se do francês grève que vem do nome de uma praça, chamada Place de grève localizada em Paris, era um porto aonde homens sem trabalho buscavam algum serviço temporário, Daí ir a Grève significava estar sem trabalhar.
Com a ascensão do sistema capitalista e o progresso da industrialização, a necessidade de uma proteção ao trabalhador foi crescendogradualmente, os operários necessitavam articular novas formas de lutar por suas causas, dessa maneira surgiram os movimentos operários, a partir da organização dos trabalhadores.
As greves se consolidaram como forma de luta dos operários durante a Revolução industrial, se propagando por vários países, incluindo o Brasil. Logo foram consideradas como ilegais na maioria dos países exceto em grande parte dospaíses ocidentais que as legalizaram parcialmente no inicio do século 20.

















Movimento operário no século XIX

Com a avançada industrialização, o aumento da concentração de capital e a formação de grandes monopólios no século XIX, iniciou – se a ascensão de uma nova classe social: os operários, ou seja, os trabalhadores das indústrias capitalistas que eramconstantemente explorados pelos donos das fábricas .
Com os conflitos entre capitalistas e trabalhadores surgiram na Inglaterra dois movimentos, os cartistas e os ludistas, que tinham o objetivo de encontrar soluções para os problemas enfrentados pelos operários como: a excessiva carga horária de trabalho, a exploração de mulheres e crianças na execução do trabalho industrial, o aumento no númerode acidentes de trabalho, e as condições subumanas em que viviam em relação a saúde,habitação e alimentação. Geralmente o poder público não atendia a essas reivindicações, pois o próprio governo era dono de indústrias.

Com o passar do tempo, o capitalismo foi ganhando um novo semblante, a sociedade passou por inúmeras transformações, portanto, os operários necessitavam desenvolver novas formasde lutar por suas causas. Assim, surgiram os movimentos socialistas, dentre eles destacaram-se o anarquismo e o comunismo.

Greves operárias no Brasil.

Greves operárias foi como o movimento de operários ficou conhecido no Brasil.
Com o crescimento industrial e urbano, surgiram bairros operários em várias cidades brasileiras, a vida nesses bairros era bastante precária, refletindo os baixossalários dos operários, a jornada de trabalho estafante, a absoluta falta de garantias de leis trabalhistas, como descanso semanal, férias e aposentadoria.
As primeiras manifestações surgiram sob influência das idéias socialistas e anarquistas que moviam as lutas operárias internacionais. Tanto no Brasil como em outros países, lutava-se tanto por resultados imediatos (a conquista de melhorescondições de trabalhos e salários, por exemplo) como por objetivos mais amplos, dentre eles a derrubada do sistema capitalista e implantação de uma sociedade mais igualitária.
A organização dos trabalhadores resultou na fundação de associações sindicais e de jornais operários, tornando o movimento mais forte para enfrentar as inúmeras dificuldades. Seguindo o exemplo dos trabalhadores de outrospaíses, surgiram manifestações e greves em vários estados,destacadamente em São Paulo, onde se concentrava o maior número de indústrias.
Direito de greve.
Nos termos de nossa legislação, a greve pode ser conceituada como a suspensão coletiva, temporária e pacífica, total ou parcial de prestação pessoal de serviços. Esse conceito advém do artigo 2º da Lei 7.783/89, que regulamentou o direito agreve para os trabalhadores. A própria lei que regulamenta o direito de greve define os deveres que os trabalhadores devem cumprir para usufruir de uma das mais importantes conquistas do Direito Coletivo do Trabalho.
Porém, esta lei não regulamenta as greves no serviço público, mas é utilizada como parâmetro por ser considerada legalmente compatível. Atualmente tramita no Senado o Projeto de Lei...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Direito de greve!
  • Direito de greve
  • Direito de Greve
  • Direito de Greve
  • Direito de greve
  • Direito de greve
  • direito greve
  • direito de greve

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!