Direito como fato social

Páginas: 2 (335 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
 Direito como Fato Social
Trabalho por: Carlos Eduardo Oliveira

O Direito por ser uma realidade observável na sociedade sendo o maior instrumento institucional de organização e controle dassociedades é considerado como "fato social". Um exemplo disto é a norma jurídica por esta ser uma realidade social.
Sendo originária na sociedade a norma jurídica por meio das estruturas que regulam oDireto, espelham as finalidades, convicções e valores da sociedade.
Contudo, cada sociedade possui suas peculiaridades, em razão do contraste sociocultural entre as nações desenvolvidas e as queestão em desenvolvimento. Cada país possui sua realidade particular e sua evolução histórica, por esta razão também se criam entidades características entre elas estão as de cunho jurídico.Entende-se como 'fato social' acontecimentos que fomentam alterações na sociedade o que implica também em mudanças no campo do Direito.


As alterações culturais em uma sociedade causam metamorfosestambém na ordem jurídica, um exemplo disto é a expansão de forma global do sistema de comunicação. Qualquer fato social de relevância que ocorra em algum local do mundo é imediatamente publicado e seespalha quase em tempo real para o resto do planeta.


O Direito moderno é globalizado e experimenta e é afetado diretamente por esta nova realidade sendo influenciado pelo elemento tempo nos diversosaspectos da normatividade jurídica. É possível verificar resultado disto nas ordens jurídicas de diversas sociedades que não se distanciam muito uma das outras citando como exemplo as sociedadesocidentais
É possível verificar o ordenamento jurídico em qualquer sociedade e por consequência um sistema jurídico que assimila validadas ou rejeitadas pela sociedade demonstrando mais uma vez oDireito como “fato social”.



O Direito é fato social por refletir a realidade social que se aprimora e se adequá as normas sociais aderidas pelo coletivo em seus valores morais, crenças,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Direito como Fato Social
  • SOCIOLOGIA DO DIREITO O fato social
  • Direito como fato social
  • O DIREITO COMO FATO SOCIAL
  • Direito como um fato social
  • O direito como fato social
  • O Direito como fato social e as funções sociais do direito
  • Sociologia do Direito: O fenômeno jurídico como fato social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!