Direito Civil

Páginas: 2 (384 palavras) Publicado: 2 de junho de 2015
Direito Civil

“A morte e vida da Severina”

O poema de João Cabral aborda a saga de um imigrante nordestino, com o nome de Severino, que corre atrás de melhores condições de vida. Dentretantos retirantes com nome de Severino que lá havia, então começaram a lhe chamar de Severino de Maria.
Severino acreditava que teria uma vida prospera através de seu trabalho e a terra,pois, já estaria acostumado com o trabalho árduo de sol a sol. Ele percebe que no decorrer da viagem que nos terrenos que ele avistava, haveria possibilidade de crescer na vida através dessas terras tãoférteis, e ainda melhor, não precisaria trabalhar de sol a sol como antes faria.
No poema a morte é tratada como algo vulgar, e as profissões que estão ligadas a morte fazem parte de umnegócio lucrativo. Coveiros, cemitérios, levava Severino ao desespero e à expectativa de seu próprio fim, já que ele mesmo não conseguia encontrar trabalho. Tem até a intenção de suicidar-se, pois já nãovê diferença entre a morte e a vida.
Nesta luta na esperança da conquista de terra, podemos invocar o direito fundamental previsto na Constituição Federal de 1988 em seu artigo 5º, que é odireito à propriedade. Pode-se dizer que o direito à propriedade é uma garantia de dignidade, no qual o proprietário terá a livre escolha do uso da terra, se será para moradia ou para o plantio.Será que deveríamos rever a questão de garantia da propriedade? Será que o usufruto seria a forma mais coerente? A terra não pode ser considerada como um acumulo de resultado de trabalho realizado,como acontece com o dinheiro, ela é um recurso natural disponível e limitado, impossível de se produzir.
O direito à previsto no artigo 5º da CF/88, como já dito é um direito fundamental,todavia, passível de interferência do Estado. Devemos partir do pressuposto que a propriedade é essencial para a vida humana, pois o homem deve ter direito à moradia ou a alguma fonte de renda que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Direito Civil: Responsabilidade Civil
  • Direito civil
  • Direito civil
  • Direito civil
  • Direito civil
  • Direito civil
  • DIREITO CIVIL
  • Direito Civil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!