Direito civil vi - estácio de sá - aula 1 com gabarito

Páginas: 7 (1507 palavras) Publicado: 5 de novembro de 2012
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Curso Direito

Campus Barra World

Disciplina: Direito Civil VI


RESPOSTA DO CADERNO DE EXERCÍCIOS


Aula 1

Caso 1

“Em 1980, Sandro e Solange, ambos solteiros, estabeleceram relação pública, duradoura e com intenção de formar família, a qual se estendeu até o dia do óbito dele, ocorrido em março de 1989. O falecido deixou um testamento, emque estipula, que sua pequena e modesta casa, em Juazeiro do Norte, ficará para sua afilhada, Maria das Dores.
Logo após a morte de Sandro, temendo perder “seus direitos”, Solange propôs ação de reconhecimento de união estável, cuja pretensão foi contestada pelos dois irmãos do falecido, na qualidade de únicos herdeiros. O pedido foi julgado procedente, transitando em julgado somente em 1999.Neste mesmo ano, a ex-companheira habilitou-se como herdeira no inventário aberto em 1998, pelos irmãos de Sandro. Alegou que, de acordo com a Lei 9.278/96, ela seria a única herdeira dos seus bens, salvo a casa objeto do testamento.
Indaga-se :
a) Considerando os fatos narrados, quem são os sucessores de Sandro ? Justifique, classificando-os de acordo com a extensão dos seus direitos sucessórios.b) Se a morte de Sandro tivesse ocorrido em 1997, haveria alteração na sucessão? Justifique.”


a) Verifica-se, no caso em tela, tanto a existência de sucessão testamentária quanto a existência de sucessão legítima, conforme admite o art. 1.788 do CC. Sandro, autor da herança, realizou testamento transferindo pequena casa à sua afiliada, Maria das Dores. Portanto, tem-se uma sucessãotestamentária, a título singular, tendo em vista o objeto determinado, devendo Maria ser considerada legatária. Ainda, quanto aos bens não compreendidos no testamento, os mesmos são transferidos aos colaterais (irmãos do de cujos), à luz do art. 1.829, IV, c/c 1.839, do CC. Tem-se, assim, uma sucessão legítima. Vale dizer que Solange, companheira do de cujos, não possui qualquerherança na hipótese, pois ao tempo da abertura da sucessão não havia lei vigente que conferisse tal direito à mesma.

b) Sim. Caso a morte de Sandro tivesse ocorrido em 1997, a sucessão seria aberta apenas neste momento (CC, art. 1.784), sendo certo que a lei nº 8.971/94 poderia ser aplicada à hipótese, de forma que Solange teria direito à totalidade da herança, conforme o art. 2º, III, daquela lei,já que o de cujos não possui ascendentes ou descendentes. Porém, deve-se entender que Solange teria direito apenas aos bens não compreendidos no testamento. Sendo assim, permanece o testamento do de cujos (na hipótese, a casa), à favor de Maria das Dores. Portanto, à luz do art. 2º, III, da lei nº 8.971/94, os colaterais não teriam direito à herança, sendo inaplicável o art. 1.790, III, do CC.Tempus Regit Actum.


Caso 2

“Júlio faz testamento, no qual dispõe de 60% de seu patrimônio em favor de seus afilhados, numa única cláusula, bem como uma certa quantia em dinheiro para um primo. Aberta a sucessão, não deixou descendentes, ascendentes e cônjuge, cabendo aos seus irmãos a abertura do inventário para que possam regularizar a partilha de bens. Estes, sabendo do testamento, temem sehaverá algum bem para sucederem no patrimônio do falecido.

Isto posto, questiona-se: existem sucessores legítimos e testamentários ? Identifique-os, se houver, destacando herdeiros e legatários, bem como o que caberia a cada um, justificando sua resposta.”


No caso em tela, conforme admite o art. 1.788 do CC, verifica-se tanto a existência de sucessão testamentária quanto a existência desucessão legítima. O de cujos não possui herdeiros necessários (CC, art. 1.845), logo, pode dispor de todo o seu patrimônio através de testamento, sendo lícito, portanto, o testamento de 60% de seu patrimônio em favor de seus afilhados, (sucessão testamentária a título universal) bem como de certa quantia em dinheiro para um primo (sucessão testamentária a título singular). Ambos devem ser...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • direito civil vI estacio de sa
  • Estácio
  • Direito Civil Aula 1 Estácio FIC
  • Aulas 1
  • Civil I estácio plano de aula 1-7 gabarito
  • Web aula 10
  • Direito civil i estácio de sá aula 4 caso 5
  • Matéria de aula de direito civil iii

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!