Direito civil: fâmulo da posse

Páginas: 4 (765 palavras) Publicado: 31 de maio de 2012
4. Fâmulo da Posse


4.1. Conceito


Segundo o dicionário jurídico de Ricardo R. Gama, na 2ª edição pela editora Russell, fâmulo da posse se resume da seguinte forma:“Fâmulo da posse. Diz-se daquele que detém provisoriamente coisa alheia em nome do legítimo possuidor ou do proprietário”.


De forma mais explicativa vem a definiçãooferecida pela letra de Maria Helena Diniz onde,


“Fâmulo da posse é aquele que, em virtude de sua situação de dependência econômica ou por um vínculo de subordinação em relaçãoa uma outra pessoa (possuidor direto ou indireto), exerce sobre o bem, não uma posse própria, mas a posse desta última e em nome desta, em obediência a uma ordem ou instrução”.


Detenção étão somente a situação fática que o detentor tem sobre a coisa em razão de uma subordinação ou dependência econômica, seguindo regras e designações do seu dono ou possuidor, não lhe cabe direito deinvocar em nome próprio ações possessórias.
O detentor, também chamado de fâmulo exerce a posse em nome de outra pessoa, como dispõe o artigo 1.198 do Código Civil:Artigo 1.198. Considera-se detentor aquele que, achando-se em relação de dependência para com outro, conserva a posse em nome deste e em cumprimento de ordens ou instruções suas.Parágrafo único. Aquele que começou a comporta-se do modo como prescreve este artigo, em relação ao bem e à outra pessoa, presume-se detentor, até que prove o contrário.


Nas palavrasdo ilustre professor Silvio de Salvo Venosa:


“O detentor, ou fâmulo, nesse caso não usufrui no sentido econômico da posse, que pertence a outrem. Nesta situação colocam-seos administradores da propriedade imóvel; os empregados em relação às ferramentas e equipamentos de trabalho fornecidos pelo empregador; o bibliotecário com relação aos livros; o almoxarife em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Direito Civil posse
  • Efeitos da posse-direito civil
  • DIREITO CIVIL POSSE
  • Posse
  • Resumo de Direito Civil (posse)
  • Direito civil
  • Direito Civil
  • Direito Civil-posse

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!