Direito administrativo

Páginas: 3 (505 palavras) Publicado: 17 de outubro de 2011
Pode-se perceber que desde o início das civilizações alguns fatores como por exemplo o crescimento populacional fez surgir a necessidade de controle e administração sobre os recursos e a própriapopulação, de uma forma regrada, sistemática e padronizada.
Estudiosos datam de milhares de anos o exercício da administração, mais precisamente 5.000 anos antes de Cristo, e que, com o surgimento denovos povos as técnicas empregadas pelos antecessores eram aperfeiçoadas de acordo com a necessidade da época, mas sempre visando a resolução dos problemas práticos de suas comunidades.
Diversosgovernos de povos como: Sumérios, Egípcios e Chineses, contribuíram sobremaneira para a evolução da ciência da administração, entretanto, não somente o esteriótipo governamental político agiu nesse cenário.A própria Igreja Católica Romana e as organizações militares serviram de modelo para a administração da época. Como consequência essa ciência atravessou os séculos e surgiram na Europa a partir doséculo XV vertentes de estudiosos e profissionais de administração pública.
Mais tarde, já no século XX surgiram ícones como Taylor que tinha uma visão que começava de baixo para cima, das partespara o todo e mais tarde em seu segundo período em suas conclusões gerais sobre a administração ao mesmo tempo na Europa Faiol ao contrario de Taylor teve uma visão do ponto de vista mais anatômicobuscando a organização em todos os seus níveis. Todos eles buscavam na administração eliminar o desperdício e as perdas sofridas diante de uma crescente demanda da concorrência.
A palavra administraçãopode ser entendida como um conjunto de tarefas para efetuar ações como planejar, organizar, definir, executar e controlar conjuntos de regras e padrões para a melhoria contínua de um processo, e comoconsta acima duas entidades se destacaram no emprego da administração: A igreja católica romana e as organizações militares. A primeira teve grande influência por apresentar um carácter mais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Direito Administrativo- Atos Administrativos
  • Direitos administrativo
  • Direito administrativo
  • direito administrativo
  • Direito Administrativo
  • Direito Administrativo
  • Direito administrativo
  • Direito administrativo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!