direito á educação

Páginas: 3 (605 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
NOEMI ESTER CROISFELT GONÇALVES






O direito à educação: um campo de atuação do gestor educacional na escola (atividade 3)






Trabalho de Graduação apresentado à disciplinaPolíticas Educacionais e Gestão Pedagógica, turma do polo de Goioere -PR, do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Coordenação Pedagógica, MEC/UFPR.
Prof.ª Aparecida Barbosa





Goioerê-PR
2014Conforme nos apresenta o texto, a educação é a dimensão que fundamenta a cidadania e esta é indispensável para a efetivação da participação de todos e em todos os espaços sociais, políticos, bem como ainserção profissional no mundo do trabalho.(Cury,2006,p. 01).
Temos esta afirmativa comprovada pela nossa Constituição Federal de 1988, que em seu art. 205 é clara ao alegar que “a educação, direitode todos e dever do Estado e da família será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e suaqualificação para o trabalho” (Constituição Federal apud Cury, 2006, p. 02).
Em face desta declaração, surgi o papel do gestor escolar e do coordenador pedagógico, diante de um Estado de Direito, onde ocidadão possui direitos privados e públicos que precisam e devem ser assegurados por todos dentro de uma expectativa de igualdade.
Pactuamos com Cury, quando ele afirma:
O direito á educação parte doreconhecimento de que o saber sistemático é mais do que uma importante herança cultural. Como parte da herança cultural, o cidadão torna-se capaz de se apossar de padrões cognitivos e formativos pelosquais tem maiores possibilidade de participar dos destinos de sua sociedade e colaborar na sua transformação. Ter domínio de conhecimentos sistemáticos e também um patamar sine qua non a fim de poderalargar o campo e o horizonte destes e de novos conhecimentos. (Cury,2006, p. 05-06)
Dentro deste campo de atuação cabe ao gestor gerir democraticamente liderando propostas de trabalho que deixem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Direito a Educação
  • Direito à Educação
  • O direito a educação
  • DIREITO A EDUCAÇÃO
  • Direitos a Educação
  • direito na educação
  • Educação como Direito
  • O Direito a Educação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!