Direito, ética e religião

Páginas: 26 (6252 palavras) Publicado: 1 de junho de 2013
1. ÉTICA

1.1. Reflexões sobre moral, ética e direito.

Inicialmente buscaremos estabelecer conceitos, características, diferenças e semelhanças entre ética, moral e direito.
A vida em sociedade seria insuportável se destituída de um mínimo de respeito, bom senso e solidariedade no trato das pessoas umas com as outras, deste modo é que se torna imprescindível impor ao ser humano um rol denormas morais e jurídicas capazes de fazer com que ao menos as pessoas se tolerem e se respeitem mutuamente.
A corrupção é abominável e opera em desfavor das virtudes e valores de qualquer sociedade, deste modo a intolerância, o desprezo aos valores e o desrespeito às pessoas e instituições têm uma relação muito próxima com a questão ético-moral e com o direito.
É fundamental que se assegure orespeito a uma estrutura moral básica, posto que em sua essência além de ser um ser social o Homem também é um ser moral, e neste desiderato a ética e o direito assumem grande relevância.
Neste sentido percebe-se que o próprio direito assimilou o princípio da moralidade, sobretudo no que se refere à regência dos interesses públicos, vide Art. 37 da Constituição da República de 1988, onde amoralidade consta como um dos princípios da administração pública brasileira.
Na ordem privada a boa fé nas relações negociais também reflete a relevância do emprego da moral para segurança jurídica dos contratos. Desta forma, a moral não interessa apenas à disciplina da ordem pública, no que também é fundamental à boa dinâmica das relações privadas.
A ética sempre cuida de questões morais aplicadasaos diversos segmentos sociais (atuação profissional, família, igreja, serviço publico, etc.). A abordagem referente ao direito, moral e à ética é fundamental para o bom entendimento acerca da importância de tais institutos ao desempenho adequado das atividades profissionais, sobretudo, no que se refere às profissões jurídicas imprescindíveis á boa prestação da atividade jurisdicional.

1.2.Definição de ética
Ética é o conjunto de valores e princípios que utilizamos para decidir nossa conduta em sociedade. É o que orienta nossas ações em relação às três grandes questões da vida humana - querer, dever e poder -, que são exatamente os territórios da nossa ação. Em última instância, a palavra ética, de origem grega, remonta ao vocábulo "ethos", do século 6 a.C, o qual significa "amorada do humano", isto é, o que nos dá identidade, o que nos separa do mundo selvagem, do mundo animal. Aquilo que nos faz conviver de forma fraterna. A palavra "ethos" significa, portanto, o lugar onde nos abrigamos, no qual é preciso haver princípios e valores que permitam a convivência. Esse conjunto de princípios e valores é exatamente o que chamamos de ética, ou seja, as regras da casa. Apalavra "ética" remonta à idéia de vida coletiva. Seria impossível pensar em ética se só existisse o indivíduo. A ética faz sentido apenas porque vivemos em conjunto. Portanto, ética tem a ver com o plural, não com o singular. Aliás, não existe ética individual. A ética é sempre de um grupo, de um coletivo maior ou de uma sociedade. Nosso

1.3. A ética enquanto questão moral
Quanto à ética,pode-se dizer que é a ciência humana que estuda o comportamento moral humano em sociedade, na busca do bem comum.
Com efeito, apenas no campo das ideias, isto é, no pensamento, não se perpetra qualquer ilegalidade, todavia, por esta mesma via não se estará isento da prática de lesões aos princípios morais.
A sanção social aplicada a um delito moral exige a externalização da conduta ou a confissão desua realização. O interessante é que a externalização da imoralidade poderá configurar também uma lesão à ordem jurídica.
A moral não é ciência - é parte do conhecimento - sendo mais ampla que a ética e do que o próprio direito, atuando sem qualquer comprometimento com o rigor científico.
A seu turno, o direito é uma ciência humana, ou ainda como querem alguns, ciência social aplicada, que se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ética, religião e direito
  • Ética e religião
  • ÉTICA E RELIGIÃO
  • Etica na Religiao
  • Etica da religiao
  • Etica e religião
  • Ética e religião
  • Ética e religiao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!