direiteiro

2694 palavras 11 páginas
ISSN 1678-1945

Modelo do Sistema de Manejo Profilático para Ovinos e Caprinos

Introdução

34

O desenvolvimento da ovinocultura no País tem sido limitado em alguns pontos que muitas vezes representam apenas o desconhecimento das tecnologias disponíveis para o setor. No caso dos problemas de casco, cuja importância na espécie ovina, ou mesmo para a espécie caprina, representa uma grande limitação de ordem sanitária e para o manejo geral do rebanho, alguns avanços têm sido conseguidos pela Embrapa Tabuleiros Costeiros.
O primeiro passo foi a elaboração do CURADERMITE, produto destinado à prevenção e ao tratamento dos problemas gerais de casco e da pododermatite contagiosa ou "foot rot", principal doença dos cascos de caprinos e ovinos.
Definida a questão relativa à existência de um produto eficiente e de baixo custo, passou-se a estudar um melhor manejo de aplicação do CURADERMITE ou de qualquer outro produto cujo uso envolva a contenção do animal.
No caso de um grande número de animais afetados ou mesmo quando a prevenção ou o tratamento envolver grandes rebanhos, o manejo profilático se torna ainda mais caro e trabalhoso. Tal fato tem

Aracaju, SE
Outubro,
2002

Autores
Amaury
Apolonio de
Oliveira
Med.
Veterinário
M.Sc,
Embrapa
Tabuleiros
Costeiros
Hymerson
Costa
Azevedo
Med.
Veterinário
M.Sc.
Embrapa
Tabuleiros
Costeiros

inviabilizado, na maioria das vezes, os empreendimentos comerciais ou reduzido-os a níveis antieconômicos. Para facilitar o uso do CURADERMITE, principalmente no tratamento de grandes rebanhos, foi estudado e desenvolvido o SISTEMA DE MANEJO PROFILÁTICO (SMP) para ovinos e caprinos.
Trata-se de um sistema que envolve todas as etapas consideradas necessárias à prevenção e ao tratamento dos processos inflamatórios dos cascos. O SMP pode ser utilizado também em avaliações clínicas, vacinações, vermifugações, tratamentos e práticas de manejo geral do rebanho.
O SMP foi desenvolvido e
construído

Relacionados

  • LIVRO
    79937 palavras | 320 páginas