Direção empresarial

Páginas: 23 (5623 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2012
DIREÇÃO EMPRESARIAL

Direção é a terceira função Administrativa dentro de uma Empresa. Após definido já o Planejamento e feito a Organização (sistemas sociais constituídos por pessoas) com seus departamentos e responsabilidades, o trabalho da Direção é acompanhar os resultados e fazer com que se atinjam os objetivos e metas definidos no Planejamento. A Direção é uma função Administrativa, ondesuas principais funções estão ligadas a relações interpessoais e seus subordinados. Estas principais funções são a comunicação, liderança e a motivação de pessoas.
A Direção é uma das funções mais complexas, pois envolve muito mais a parte de influenciar pessoas com sua liderança, motivação, orientação e acompanhamento de resultados do que propriamente a parte técnica que necessita para asatividades a serem desempenhadas para se chegar ao resultado esperado.
Antigamente uma Organização se dizia que era composta somente pelos seus colaboradores diretos, ou seja, funcionários da empresa:
 Proprietários – donos da empresa, acionistas;
 Administradores – a parte da liderança (Gerentes, Supervisores e Lideres);
 Colaboradores – funcionários operacionais, os que “põe a mão na massa”.O conceito de Organização hoje em dia mudou, pois existem também os colaboradores indiretos, ou seja, os que não trabalham diretamente para está empresa, porem são clientes e fornecedores para ela:
 Acionistas e Investidores – são as pessoas ou organizações, podendo serem os donos ou não, que fornecem meios financeiros (capital) para se conseguir o negócio;
 Colaboradores – funcionáriosdiretos da empresa, desde o nível hierárquico mais alto até o funcionário da operação.
 Fornecedores – são os fornecedores de entrada (como capital) e os fornecedores de recursos (como matéria-prima, recursos humanos, tecnologia);
 Clientes e Consumidores – são as pessoas que compram o produto ou serviço realizados pela determinada empresa.
Com o novo conceito as Organizações deixaram de sersomente empregados de uma empresa para ser todas pessoas relacionadas a elas, desde o empregado até mesmo o cliente que vai usufruir o que a organização oferece, seja produto ou serviço.
À proporção que uma empresa cresce, absorvendo novos segmentos, também aumenta sua organização, pois serão novos fornecedores assim como novos clientes.
Como exemplo temos uma empresa de Logística que em seuinicio optou por atuar em somente um segmento, que é o de Varejo (Hipermercados como Carrefour e Extra). Fazendo está opção, sua Organização continua sendo de acionistas, colaboradores, fornecedores e clientes. Quando está empresa de Logística decide crescer e investir em novos segmentos, como Metalúrgica (Montadoras e Autopeças), ela também aumentará sua Organização, pois serão novos investidores,novos colaboradores, novos fornecedores e clientes, que somente com o segmento anterior não os tinha, assim como também os da Organização anterior, continuaram fazendo parte desta, pois também poderão adquirir o mesmo produto e/ou serviço.
As Relações de Intercambio de uma empresa e/ou organização são como uma engrenagem, onde um depende do outro, onde cada qual procura contribuições do outro emtrocas de incentivos que oferecerá. Nesta relação cada parte investe uma quantia esperando uma quantia maior como retorno ou ao menos igual à quantia investida.

2.1 Conceito e Abrangência da Direção

Existem três níveis de direção que são:
NÍVEIS DIREÇÃO POSIÇÕES ABRANGÊNCIA
Institucional Direção Presidente, Diretores, Altos Executivos. A empresa ou áreas da Empresa.

IntermediárioGerência Gerentes e pessoal do meio campo. Cada departamento ou unidade da Empresa.

Operacional Supervisão Supervisores e Encarregados. Cada grupo de pessoas, tarefas ou operações.


O nível institucional da empresa é a responsável pela condução e pela orientação da ação empresarial por meio da dinamização das atividades realizadas em todas as áreas e níveis da empresa. É uma função...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Direção empresarial
  • Direção empresarial
  • Direção da ação empresarial
  • Direção da ação empresarial
  • Direção da ação empresarial.
  • Direção da ação empresarial
  • Direção empresarial
  • Direção da ação empresarial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!