Direção defensiva

Páginas: 22 (5447 palavras) Publicado: 16 de junho de 2012
CURSO DE DIREÇÃO DEFENSIVA



ÍNDICE


1. Introdução........................... Pág 02


2. Direção e Segurança........... Pág 02

3. Dirigindo uma ambulância. Pág 10

4. Manobras............................. Pág 13



1. CURSO DE DIREÇÃO DEFENSIVA:

Introdução


Como motorista de uma ambulância, além de dominar todas as habilidades indispensáveis àprática da direção segura de veículos em geral, você deverá estar familiarizado com conceitos próprios da condução de uma vítima e da equipe que lhe oferece atendimento, pois na qualidade de motorista você é responsável pela sua própria vida e das outras pessoas presentes no trânsito. Além disso, você é responsável pela segurança da sua equipe de socorristas e pelo bem estar da vítima conduzidano interior da ambulância.

Direção e Segurança:


O grande volume de acidentes de trânsito decorrem em sua maioria de erros humanos, pelos seguintes motivos:


• Desrespeito as Leis, Normas e regulamentos de trânsito;
• Abuso dos limites operacionais de segurança do veículo;
• Pressa excessiva em querer chegar no local da ocorrência, e posteriormente aohospital;
• Descortesia no trânsito: ser cortês alivia o stress do trânsito, demonstra alto.
• Nível de educação e elevação social.
• Irresponsabilidade agindo com negligência, imprudência ou imperícia;
• Condição física do condutor, como cansaço, sonolento e sob efeito de drogas em geral (álcool, medicamentos, etc.).


Elementos de Direção Defensiva:Direção Defensiva é dirigir de modo a evitar acidentes, apesar das ações incorretas (erradas) dos outros e das condições adversas (contrárias), que encontramos nas vias de Trânsito.
Existem alguns elementos fundamentais para a boa prática da direção defensiva, com a observação dos mesmos o risco é diminuído, são eles:

1.2.1.a. Conhecimento:É o ato de estar sempre conscientes das noções exigidas para a habilitação, os conteúdos do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) e as informações sobre os riscos e a melhor forma de evitá-los. Embora a experiência seja uma fonte importantíssima de conhecimento, demonstra-se que, o programa de treinamento aumenta em muito a capacidade defensiva do motorista de ambulância.1.2.1.b. Atenção:


Enquanto dirige, o motorista tem que estar alerta o tempo todo, zelando pela sua própria segurança, dos passageiros e da vítima que está transportando, bem como pelos demais presentes no trânsito. Estar alerta significa estar com a atenção concentrada todo o tempo no ato de dirigir, sem distrações, vendo tudo o que se passa adiante, atrás(espelhos retrovisores) e nas laterais do veículo. O pensamento deve ocupar-se exclusivamente do ato de dirigir e não de outros assuntos. Atento, o motorista pode reconhecer situações de perigo potencial, reagir em tempo e agir de modo a prevenir acidentes.


1.2.1.c. Previsão:


É a capacidade de antecipar ou antever situações e eventos, são muitasvezes frações de segundos, porém, tendo em mente uma atitude de previsibilidade, será suficiente, para tentar uma reação positiva evitando um acontecimento. Se o motorista vistoria o veículo antes de assumir o serviço, programa o itinerário, reduz a velocidade próxima a áreas de risco como cruzamentos, escolas, hospitais, etc., se o motorista, ao ver uma criança brincando na calçada, antevê apossibilidade de que ela possa atravessar a rua repentinamente e diminuí a velocidade, terá melhores condições de frenagem ou desvio do.
Veículo caso o inesperado aconteça.


1.2.1.d. Decisão:


É a possibilidade da ação de decidir, diante de uma situação de risco. É saber escolher dentre as opções possíveis a de maior segurança...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • direcao defensiva
  • Direção defensiva
  • DIRECAO DEFENSIVA
  • Direção defensiva
  • Direção defensiva
  • Direção Defensiva
  • direção defensiva
  • Direção defensiva

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!