diplinação

411 palavras 2 páginas
DISCIPLINA DE PLANEJAMENTO DE COLEÇÕES
TURMA E e F – MANHÃ
Professora Camila Osugi
PRÉ-PLANEJAMENTO DA COLEÇÃO
As coleções são lançadas de acordo com um calendário seguido pela maioria das confecções. O calendário oficial para o lançamento de coleções é de três em três meses, ou seja, de acordo com as estações do ano: primavera-verão, outono-inverno.
Na região Nordeste do país não temos estas estações muito definidas, então fazemos sempre coleções destinadas ao verão, por não termos necessidade de roupas de frio.
Algumas empresas estão optando por lançarem mini-coleções em um espaço menor de tempo, o que pode ser uma boa estratégia para oferecer maior variedade de produtos para os clientes.

Quando vamos lançar uma coleção, devemos observar bem alguns fatores:
Estilo: é aquilo que dá característica a uma roupa. Ex: estilo clássico, estilo punk, estilo anos 60, etc;
Linha: é o tipo de roupa que se vai produzir. Ex: linha surf, linha sportwear, linha moda praia, linha aeróbica, etc.
Segmento: segmento masculino, segmento, feminino, segmento infantil, etc.;
Público-alvo: são as pessoas para quem pretendemos vender a coleção que iremos lançar. Ex: homens, mulheres, adolescentes, etc.;
Faixa etária: é a idade do público-alvo que deve ser definida para se possa modelar as peças nos tamanhos certos.

Composição da coleção
As coleções precisam ser bem organizadas para facilitar o trabalho de modelagem e montagem das peças. Mas como se organiza uma coleção? Primeiro devemos dividila em partes que chamamos de famílias.
Família: é um grupo que deve ter pelo menos 4 peças que são confeccionadas seguindo uma mesma programação visual, ou seja, usando mesmo tecido ou os mesmos aviamentos, diferindo no modelo e nas cores. O objetivo das famílias é enfatizar as características da coleção, oferecendo ao cliente várias opções de peças do mesmo estilo.

Variação dos produtos da coleção
Produto sazonal: lançado em períodos festivos.
Produto de

Relacionados