Diodos

Páginas: 6 (1279 palavras) Publicado: 4 de maio de 2014
Circuitos com Diodos

Grande parte dos circuitos eletrônicos necessitam de uma tensão cc para trabalhar corretamente. Já que a tensão da linha é alternada, deve-se converter a tensão ac em tensão cc, em qualquer equipamento eletrônico. Neste trabalho abordaremos a retificação de circuitos que realizam a conversão necessária de ac para cc. Também incluiremos filtros com capacitores de entrada,multiplicadores de tensão, limitadores a diodo, grampeadores e detetores de pico a pico.

Onda Senoidal
Uma onda senoidal é uma onda que tem um gráfico como o da função seno. A onda senoidal é uma forma de descrever matematicamente uma onda que se encontra muitas vezes na natureza. Um bom exemplo disso é o som de um diapasão.

Valor de Pico a Pico
O valor de pico-a-pico de uma tensãoalternada é definida como a diferença entre o seu pico positivo e o seu pico negativo. Desde o valor máximo de que é +1 e o valor mínimo que é -1, uma tensão CA oscila entre e . A tensão de pico-a-pico, escrita como , é, portanto (+) − (−) = .v

Valor Eficaz
É o valor da tensão em que irá produzir a mesma energia de uma fonte de corrente contínua. Se chama eficaz, porque é o valor que produzirátrabalho.

Tensão da Linha
As companhias elétricas geralmente fornecem uma tensão de linha de 115V rms com uma tolerância de mais ou menos 10 por cento e uma frequência de 60Hz.

Valor Médio
O Valor Médio de uma onda periódica de TENSÃO, CORRENTE E POTÊNCIA (e outras grandezas físicas) está relacionado com a componente contínua desta onda e o interesse por este valor está relacionado com oresultado após a “filtragem” do sinal. O valor médio representa uma grandeza contínua FAve que tem a mesma área sob a curva que a onda periódica, no mesmo intervalo T.

Transformador
O transformador é composto por 2 bobinas (enrolamento,ou fio enrolado), separadas com um material capaz de conduzir energia através apenas do campo magnético induzido. Dependendo da diferença de ESPIRAS (o numero deenrolamentos das bobinas) em cada bobina, o transformador pode ser ELEVADOR ou ABAIXADOR.

Transformador Elevador - esta função ocorre quando o número de espiras no enrolamento secundário for maior que no primário. Utilizamos um transformador do tipo ELEVADOR quando por exemplo, temos um equipamento que funciona a 220v em uma tomada elétrica que fornece 110v. Neste caso usamos um ELEVADOR ligado atomada, que transformará a tensão em 220v para o equipamento.

Transformador Abaixador - esta função ocorre quando o número de espiras no enrolamento secundário for menor que no primário.



Fusível
É um dispositivo de proteção contra sobrecorrente em circuitos. Consiste de um filamento ou lâmina de um metal ou liga metálica de baixo ponto de fusão que se intercala em um ponto de umainstalação elétrica, para que se funda, por efeito Joule, quando a intensidade de corrente elétrica superar um determinado valor, devido a um curto-circuito ou sobrecarga, o que poderia danificar a integridade dos condutores, com o risco de incêndio ou destruição de outros elementos do circuito.

Retificador de Meia Onda
A retificação de meia onda aproveita um semiciclo da senoide, para gerar na saídauma corrente cc (corrente continua)em uma frequência de 16.6 rad/s. A corrente é pulsante.
Utiliza-se para formar um circuito retificador de meia onda, um diodo, que nos ciclos positivos, libera a corrente, pois a carga positiva deverá estar no anodo, tornando o diodo polarizado, e nos semiciclos negativos o negativo entra no anodo tornando o diodo inversamente polarizado, atuando como um isolante.Deve-se tomar cuidado para dimensionar um diodo de capacidade adequada pois quando uma corrente acima do seu nível de capacidade o percorre o diodo se torna um condutor comum, perdendo suas propriedades semicondutoras.
O mais importante a ser observado no retificador de meia onda é o seguinte: ele converteu a tensão de entrada ac numa tensão pulsante cc. A tensão da carga é sempre positiva...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Diodos
  • Diodo
  • Diodo
  • Diodos
  • Diodo
  • diodos
  • Diodos
  • Diodos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!