Diodo zener, l.e.d., e arranjos de diodos em circuitos integrados.

1027 palavras 5 páginas
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA.
TÉCNICO INTEGRADO EM ELETRÔNICA.

Diodo Zener, L.E.D. e arranjos de diodos em circuitos integrados.

Andira Ludovico S. Rodrigues

Goiânia/2013.

Introdução:

A partir da junção de materiais semicondutores tipo N e tipo P, é possível construir dispositivos como o diodo semicondutor.
Entre os tipos de diodos temos o diodo ideal, onde bloqueia toda a passagem de corrente num sentido e permite a passagem de corrente no outro sentido e cuja curva característica é definida de acordo com a figura (1). figura (1).
Temos também o diodo Zener, o diodo emissor de luz (L.E.D.), entre outros. Vamos explicar o que são exatamente e o funcionamento dos diodos Zener e o L.E.D. e quais são os arranjos de diodos em cirduitos integrados.

Diodo Zener.
O diodo Zener é um dispositivo semicondutor que tem quase as mesmas características que o diodo comum (ideal ou o real). A diferença está na forma como ele se comporta quando está polarizado reversamente.
No diodo comum, quando está polarizado reversamente, ocorre um aumento repentino da corrente reversa, dissipando uma potência suficiente para causar uma ruptura na junção PN, explodindo o diodo. Este aumento repentino a corrente reversa é denominado efeito avalanche ou efeito zener. A tensão na qual o efeito zener ocorre é chamada de tensão de ruptura.
O diodo zener é construído com uma área de dissipação de potência suficiente para suportar o efeito avalanche.

(Ruptura na região zener de um diodo comum, e curva característica do diodo zener. Ao lado o símbolo do diodo zener.)
Pela curva característica do diodo zener, observa-se que a tensão reversa VZ mantém-se praticamente constante quando a corrente IZm (corrente zener mínima) e IZM. As especificações do diodo zener geralmente são dadas pelo fabricante.
Como Vz permanece praticamente constante na polarização reversa, a grande aplicação do diodo zener é de, nesta região, poder atuar como regulador

Relacionados

  • Diodo zener, diodo l.e.d e arranjo de diodos em circuito integrado
    1318 palavras | 6 páginas
  • reguladores de tensao
    1547 palavras | 7 páginas
  • teste
    22834 palavras | 92 páginas