DIODO VARACTOR

418 palavras 2 páginas
DIODO VARACTOR
Varactor diodos ou diodos varicap são dispositivos semicondutores que são amplamente utilizados na indústria electrónica, e são usados em muitas aplicações onde uma capacitância variável controlado de tensão é necessária. Embora o diodo varactor termos e diodo varicap podem ser usados como sinônimos, o termo mais comum nos dias de hoje é o diodo varactor.
Varicap, diodo varicap, é um tipo de diodo que possui um capacitavel variável que é função da tensão à qual ele é submetido.
Quando reversamente polarizados,os diodos apresentam em sua junção uma capacitância que é devida à presença de portadores de carga separados por uma camada isolante (formada pela recombinação dos portadores) ao submetermos este diodo a uma determinada tensão variamos a separação destes portares que funcionam assim como um capacitor de placas variáveis. Os varicaps , são construídos de forma a se utilizar desse efeito para conseguir uma capacitância controlada assim tendo uma capacitancia controlada pela tensão.
Embora os diodos de junção PN normais exibem o efeito de capacitância variável e estes díodos podem ser utilizados para esta aplicação, os diodos especiais optimizados para dar as alterações necessárias na capacitância. Varactor diodos ou diodos varicap normalmente permitir intervalos muito maiores de alteração da capacitância para ser adquirida como resultado da forma em que eles são produzidos. Há uma variedadede tipos de diodo varactor que variam de variedades relativamente padrão para aqueles que são descritos como diodos varactor abruptas ou hyperabrupt.

Aplicações Diodo Varactor
Os diodos varactores são encontrados em rádios, receptores FM, televisão e microondas.Aparelhos de televisão possuem um seletor de canais automático que contém "diodos varicap's" com a função de sintonizar as freqüências dos canais recebidos em conseqüencia da variação de tensão em seus catodos (polarização

Relacionados